< Voltar

Confira dicas e orientações para as eleições deste domingo

Publicada dia 06/10/2018 às 15:27:51

Claudio Antoniolli

confira-dicas-e-orientacoes-para-as-eleicoes-deste-domingo


Neste domingo, 7, milhares de brasileiros irão escolher seis candidatos; sendo o presidente, governador, dois senadores, deputado federal e estadual. O Atual conversou com Flávio Roberto de Oliveira, chefe do cartório eleitoral de Santa Cruz do Rio Pardo, para tirar algumas dúvidas do eleitor. Veja as principais delas:

Biometria

Na zona eleitoral 114 que é composta por Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu, Bernardino de Campos, Espírito Santo do Turvo e São Pedro do Turvo, não haverá votação biométrica. Quem vota nestas cidades e realizou a biometria já se antecipou para o futuro, mas nestas eleições ainda não haverá esse modelo de votação e as urnas não estarão preparadas para a biometria.

Voto sem o título

Quem perdeu o título de eleitor pode votar tranquilamente com um documento com foto. Também existe o aplicativo “E-título”, onde o eleitor que fez a biometria pode baixar, e apresentar a tela do celular na hora de votar. Porém a Justiça Eleitoral aconselha sempre a levar um documento com foto para evitar problemas.

Cola

Deve-se levar uma cola, inclusive, o cartório disponibilizou-as para o eleitor. São seis cargos em disputa, e vários números, então para o eleitor não se confundir, houve até orientação do cartório para o uso permitido da cola.

Camisetas

Não se deve no dia da eleição comparecer com camisetas de qualquer tipo de partido ou candidato, pode ser configurado como ‘boca de urna’, e neste caso será providenciada a retirada da pessoa do local, e até mesmo a condução para a delegacia.

Bandeiras

Segundo o TSE é autorizado o uso de bandeiras, adesivos ou broches. Nestes casos a lei define que a manifestação do eleitor deve ser silenciosa. Manifestação individual ou silenciosa significa que o eleitor não pode se agrupar com outras pessoas que também estejam com acessórios que indique apoio a algum partido, coligação ou candidato.

Santinhos e panfletos

Também não são permitidas no dia da eleição, as pessoas tentarem influenciar o eleitor a votar em um candidato, é também considerado ‘boca de urna’, quem tentar por isso, pode ser encaminhado à delegacia.

Quem vota?

O voto é obrigatório para alfabetizados de 18 a 70 anos, e facultativo para analfabetos, para quem tem entre 16 e 17 anos e 11 meses, e para quem tem mais de 70 anos.

Horário de votação

A votação terá início às 8 e fechamento das sessões às 17 horas em ponto. O eleitor que estiver na fila as 17 horas irá receber uma senha para poder votar, mas essa senha é somente para quem está na fila, quem chegar depois das 17 não poderá votar.

Uso do celular

A Justiça Eleitoral proíbe o uso de celulares na cabine de votação. É proibido o uso de qualquer equipamento eletrônico, como celulares, máquinas fotográficas e filmadoras. A privacidade do voto deve ser garantida e por isso são proibidos todos os aparelhos que possam fazer algum registro do voto do eleitor ou da cabine.