< Voltar

Aplicativo ajuda a identificar políticos e seus envolvimentos com a Justiça

Publicada dia 04/06/2018 às 12:27:55

Mayrilaine Garcia

aplicativo-ajuda-a-identificar-politicos-e-seus-envolvimentos-com-a-justica


Em ano de eleições a preocupação do eleitor é escolher o melhor candidato para dar continuidade ao comando do governo, e, algumas pessoas passam a pesquisar quais são os pretextos contraditórios ou a favor dos candidatos. Mas, com tantos escândalos de corrupções no país, dificulta saber quem são os envolvidos e, logo, quais são as melhores opções de fato.

Com o objetivo de ajudar o cidadão, o portal Reclame Aqui, lançou, em abril, um aplicativo para tablets e celulares que tem a capacidade de reconhecimento facial para identificar políticos envolvidos em processos oficiais da Justiça, como o Superior Tribunal de Justiça, Tribunais de Justiça e Tribunais Regionais Federais.

O "Detector de Corrupção", como é chamado, permite que os usuários fotografem os rostos dos políticos pessoalmente, ou, enquanto assistem a um debate na televisão, a uma propaganda política, a partir de fotos da internet, outdoors, e qualquer outro acesso que mostre o candidato.

O advogado Francisco Bibiano conta que o aplicativo está sendo um acessório importante durante suas decisões para estas eleições. “Acredito que o eleitor deve pensar na corrupção sempre, mas principalmente nos dias atuais, considerar as improbidades políticas é muito importante, e o aplicativo pode ajudar neste sentido, por exemplo, para meu critério este ano, que é identificar o melhor posicionado”, relata.

Consta no Detector de Corrupção os processos de qualquer governador, vice e deputados federais eleitos a partir de 2014, senadores eleitos desde 2010, e presidentes e vice-presidentes dos últimos oito anos, mostrando, inclusive, se os pré-candidatos aos cargos destas eleições para presidente e governadores estão ligados a corrupções. Além disso, há casos de candidatos que não são identificados por não constar improbidades em seu perfil.

Francisco Bibiano considera também que a ferramenta é útil em debates com outras pessoas para justificar a defesa ou o motivo de ser contra algum político. “Costumo debater assuntos políticos com as pessoas, e durante essas conversas passei a apresentar o aplicativo para elas, mostrando os candidatos que estão em nossos assuntos. Isso é ótimo, pois não precisamos nem argumentar muito a opinião, o que evita muitas discussões mais sérias”, explica.