< Voltar

Ronda programada aumenta policiamento em casas desabitadas

Publicada dia 26/12/2018 às 16:03:24

Thaís Balielo

ronda-programada-aumenta-policiamento-em-casas-desabitadas


Com as férias escolares e feriados prolongados muitos aproveitam para viajar e suas residências ficam desabitadas por vários dias podendo ser alvo de furtos. A Polícia Militar oferece em todo o estado o serviço de Ronda Programada. Aquele que fizer o cadastro e preencher uma ficha na PM contando as informações necessárias terá o policiamento próximo a sua residência intensificado.

O Comandante da Segunda Companhia da Polícia Militar de Santa Cruz do Rio Pardo, capitão Cassiano Correa de Moraes explicou que o serviço é institucional e existe desde 2009. Ele afirma que as PMs de todo o estado prestam este serviço e que, em Santa Cruz, o Comando procura divulgar com ênfase esta atividade a fim de atender a população.

Cassiano explicou que a pessoa que for viajar e a casa ficar desabitada deve ir até a Companhia preencher um relatório onde consta a data da saída, data do retorno, se vai ficar alguém responsável pela residência, um telefone de contato do proprietário e um contato em Santa Cruz.

Com esse relatório os policiais diariamente passam em frente às residências desabitadas e verificam instalações, portão, janela, verificando se está tudo em ordem. Se for notada alguma anormalidade, a PM entra em contato com a pessoa que ficou responsável e informa o que ocorreu.

“É bom esclarecer que a Polícia Militar não fica responsável pela casa no período de viagem. A intenção é aumentar a presença da polícia nesta na região onde a casa está desabitada”, explica.

Outra recomendação do capitão é avisar os vizinhos de confiança que vai viajar. “Pedir para que alguém retire materiais, não deixando acúmulo de jornais, sujeira, revistas, para não demonstrar que a casa está sozinha. Também não recomendamos deixar a luz acesa para aparecer que tem gente, pois a luz de dia demonstra que não tem ninguém”, lembra.

Dicas de final de ano – Além do cuidado com as casas desabitadas, Cassiano lembrou que no final do ano aumenta o dinheiro em circulação na cidade com o 13º e vendas no comércio. “Os lojistas não devem deixar muito dinheiro no caixa e nem deixar o caixa sozinho. É uma época que aumentam muito os golpes também”, aponta.

Cassiano lembrou ainda que nesta época de festas é preciso ter o cuidado de não consumir bebida alcoólica e fazer uso de veículo automotor. “Não só pela autuação, mas também pela segurança dele e das outras pessoas que também estarão na via pública e nas estradas”, diz.