< Voltar

Polícia impede roubo de carreta e sequestro de motorista

Publicada dia 20/05/2019 às 10:05:37

Renan Alves

policia-impede-roubo-de-carreta-e-sequestro-de-motorista


A Polícia Civil de Santa Cruz do Rio Pardo solucionou um caso de roubo e sequestro na quinta-feira, 09, que envolveu pelo menos três Estados. Segundo o delegado de Polícia Renato Caldeira Mardegan, a Polícia Rodoviária Estadual foi comunicada de que uma carreta, Scania branca com placas do Rio de Janeiro, estava ‘abandonada no acostamento’ e possivelmente furtada ou com produto ilícito. “Localizaram o condutor, que estava buscando ajuda pois o veículo estava com pane no sistema e ele foi levado até a delegacia, até então não havia nada oficial de algo ilícito”, explica.

A partir deste momento, os investigadores passaram a realizaram diligências para entender o que estava ocorrendo. “Contatamos o proprietário da carreta, uma transportadora no Rio de Janeiro, que informou que seu motorista saiu do Rio de Janeiro com destino a uma cidade no Vale do Paraíba para fazer uma carga, e que não havia chegado ao destino”, detalhou. “O empresário passou a rastrear o caminhão e percebeu que o rastreador do cavalo trator estava desativado, o que causou certa suspeita, porém o rastreador da carreta estava ativado e mostrou que ela havia passado por Taubaté, Caçapava e estava no pedágio de Santa Cruz”, afirma.

Ao conversar com o motorista, segundo o delegado, totalmente calculista e tranquilo,  ele afirmou ser de Pirapozinho e que foi contratado por R$ 600 para ir à Caçapava por um indivíduo de alcunha Paraguay, para pegar a carreta e levar até Dourados (Mato Grosso do Sul). “‘Me entregaram a carreta com o dinheiro já dentro, mais as despesas de viagem’, dizia ele”, narra Mardegan.

Ao verificar a cabine, a Polícia Civil detectou que o chicote do rastreador estava retirado e selos do Sem Parar arrancados. “Porque obviamente quando passa na praça de pedágio fica registrado”, afirma.

O proprietário da carreta realizou um Boletim de Ocorrência na 35ª delegacia do Rio de Janeiro, pois o motorista estava desaparecido. “Aguardando mais diligências, e conversando com o motorista detido, percebeu-se que o telefone dele estava sendo muito ativado, pedi permissão para ver, e li que o Paraguay estava mandando mensagens, querendo saber onde ele estava, até que em certo momento ele disse: já sei que pegaram meu companheiro aí, é o seguinte, se não tiver problemas, eu solto a vítima. Neste momento eu tive a certeza que havia refém”, detalha.

O motorista foi preso em flagrante por roubo. “Fiz contato com o delegado de Caçapava, que afirmou um alto índice de roubo de carretas, inclusive com uma quadrilha em vista e prisões requeridas. Eles foram até o possível cativeiro, encontraram a vítima e prenderam dois envolvidos. Enviei um foto do motorista e a vítima o reconheceu como sendo um dos assaltantes”, finaliza.