< Voltar

Polícia alerta para golpes financeiros

Publicada dia 13/08/2019 às 11:45:16

Renan Alves

policia-alerta-para-golpes-financeiros


O delegado da Polícia Civil Renato Caldeira Mardegan, concedeu nesta semana, uma entrevista alertando para diversos golpes financeiros que estão sendo aplicados em Santa Cruz do Rio Pardo. Segundo o órgão, no primeiro semestre foram registrados 13 boletins de ocorrência, mas muitas vítimas não procuram a delegacia por vergonha. “A pessoa acaba se sentindo envergonhada quando percebe que caiu em um golpe e não procura as autoridades para relatar”, afirmou.

Entre os mais comuns estão os golpes do boleto falso, onde os criminosos enviam um boleto com código de barras e recebedores alterados e o golpe do bilhete premiado. “Uma pessoa de aparência simples para outra na rua afirmando que ganhou no bilhete premiado, outro golpista aparece, confere o talão e garante que existe um prêmio. A pessoa simples alega que não sabe sacar e pede ajuda, afirmando que dividirá o prêmio, mas pra isso tem que deixar uma garantia. A partir daí, a vítima saca altos valores achando que vai levar vantagem e os golpistas despistam ela”, afirma.

Para golpes como este, o delegado pede cautela. “É válido observar o valor de mercado do produto, se existe um desconto muito alto deve-se desconfiar porque a possibilidade de existir golpe é muito grande”, explica. Para Mardegan, as transações eletrônicas também facilitaram para o aumento dos golpes. “Você não vê cara e nem coração, não sabe com quem está negociando. Quando a proposta é muito indecente tem coisa errada, a orientação é ter bastante atenção, comprar algo sem conhecer a origem é um risco muito grande”, garante.

Com a novidade do saque de parte do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), o delegado alerta para golpes com estes valores. “Esta semana em Ourinhos uma vítima foi informada pelo banco que sacaram seu benefício no norte do país. Por isso temos que ter muita atenção com a documentação pessoal visto roubos, furtos e até cópias”, disse. “Ficar sempre atentos porque cada dia mais os criminosos mudam a prática e a forma de agir, e o principal, ninguém vai te oferecer um bilhete premiado”, finalizou.