Jornal Atual
< Voltar

Único eclipse total lunar de 2019 acontecerá segunda-feira, 21

Publicada dia 20/01/2019 às 19:15:23

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

unico-eclipse-total-lunar-de-2019-acontecera-segunda-feira-21


Seis meses após o chamado “eclipse lunar do século” encantar o mundo, um novo espetáculo ocorrerá nos céus e será completamente visível nas Américas do Sul e do Norte e em partes da Europa e da África.

Todo o processo poderá ser avistado até mesmo sem uso de telescópio. A expectativa, segundo os horários informados pela Nasa, é de que a Lua entre na sombra da Terra a partir de 1h34 de 21 de janeiro e saia completamente às 4h51,  a expectativa é de que a Lua não fique completamente invisível, mas sim avermelhada devido à incidência indireta de raios solares.

Em Bauru (95 km de Santa Cruz do Rio Pardo), o Observatório de Astronomia da Unesp preparou um evento com entrada gratuita, aberta para todas as idades e sem agendamento prévio para observar o fenômeno: a Virada Astronômica, além de uma palestra "Eclipse Lunar Total de 21 de janeiro de 2019".

O eclipse lunar total é um fenômeno que ocorre quando a Lua é ocultada totalmente pela sombra da Terra, em geral. Ele ocorre sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, estando a Terra no meio destes outros dois corpos celestes. Assim, a sombra da Terra projeta-se sobre a Lua, que fica encoberta, recebendo somente a luz indireta do Sol.

Devido à cor e ao tamanho maior que o habitual da Lua, o fenômeno é chamado popularmente de superlua ou Lua de sangue. Estes eventos têm muitos significados para a astrologia e para a mestra ascensa, líder espiritual e sacerdotisa de magia ascensional Joanita Molina, um eclipse lunar total ocorrendo juntamente com uma superlua, traz à tona grandes limpezas, possibilidades de transmutação profunda e abertura de caminhos para aqueles que estiverem devidamente sintonizados à essa energia. “A energia liberada nesse eclipse vai trazer a consciência das sombras nocivas presentes nas relações, como mágoas, coisas não ditas, rancor, memórias nocivas, competição, inveja e ciúme. Vai trazer também clareza dos medos e crenças negativas com relação à prosperidade material, como medo da falta, medo de perder, medo de não ter dinheiro, escassez e limitação”, explica.

Ela ainda conta que é um momento propício para trabalhar carmas antigos, desbloquear cargas antigas e cortar os laços com todas as negatividades e bloqueios que impedem a realização. “É muito importante buscar o equilíbrio e harmonia para lidar com todos os tipos de situação, principalmente em relação a relacionamento e prosperidade”, finaliza.