Jornal Atual
< Voltar

ONG Missão África realiza campanha em Santa Cruz

Publicada dia 19/02/2019 às 17:33:44

Arquivo Pessoal

ong-missao-africa-realiza-campanha-em-santa-cruz


A ONG (Organização Não-Governamental) Missão África está realizando uma campanha em Santa Cruz do Rio Pardo para arrecadações de leite em pó e chinelos de dedos do número 1 ao 36 que serão doados para crianças carentes de Moçambique, na África.

A organizadora local é Rebeca Paola Barbosa, fotógrafa e integrante da ONG. “Eu me ofereci para entrar após o pedido de doação de uma amiga que faz parte da ONG. Nos outros anos contribui com doações, mas este ano, além da arrecadação, vou para fotografar e fortificar a mídia do problema local para conseguir mais ajuda. Eu senti que precisava fazer algo a mais pela humanidade”, comenta Barbosa.

A jovem nasceu e viveu em Santa Cruz do Rio Pardo até 2011, mas atualmente mora na capital paulista. “Me mudei para ampliar o conhecimento na profissão. Sempre faço parte de campanhas com amigos na cidade de São Paulo, com arrecadação de alimentos, roupas e principalmente no inverno quando arrecadamos cobertores e distribuímos. Mas acho que juntos podemos ir além”, argumenta.

As doações estão sendo recebidas no Palácio da Cultura Umberto Magnani Netto até o dia 28 de fevereiro. “Teremos também um show de percussão cedido com muito carinho pelo Projeto Guri no dia 28 de fevereiro às 19h30, no qual o ingresso serão latas de leite em pó e chinelos de dedos. As crianças de lá não sabem usar outros tipos de sapatos, a região é de uma pobreza real ao nível de poucas crianças sobreviverem até os cinco anos de idade”, comenta.

As doações serão levadas com os integrantes da ONG no avião. “A bagagem que despacharemos serão somente as doações. Levamos conosco para nosso uso somente a bagagem de mão”, explica. A missão acontecerá entre os dias 25 de março e 5 de abril em Moçambique.

A ONG

A Missão África foi fundada em 2012 logo após uma viagem de uma das fundadoras para Moçambique a convite de uma instituição local. Assim que retornou ao Brasil, reuniu-se com amigos e fundaram a ONG, com o intuito de transformar a realidade de pessoas que vivem em situação de miséria e vulnerabilidade.

A Missão África tem sua sede na cidade de Uberlândia (MG) e atualmente realiza trabalhos no Brasil e em Moçambique. Todo o corpo diretor da ONG exerce sua função de maneira voluntária.

Moçambique é considerado como um dos países mais pobres e menos desenvolvidos do mundo.  Segundo dados da UNICEF (2010), em 2008/2009, de 21,5 milhões de pessoas em Moçambique, 55% da população vivem abaixo da linha de pobreza com cerca de meio dólar americano por dia. Segundo dados dos indicadores de desenvolvimento mundiais de 2010, a expectativa de vida ao nascer é de aproximadamente 50 anos. A mortalidade de menores de cinco anos em Moçambique é a 16ª maior do mundo.

Estima-se existirem 1,8 milhões de órfãos em Moçambique, dos quais 510.000 devido à AIDS. Apesar dos esforços do Ministério da Saúde de Moçambique, a situação da AIDS no país é extremamente séria (cerca de 20% da população é portadora do vírus).