Jornal Atual
< Voltar

Finados teve público de sete mil pessoas durante a semana, segundo oficial

Publicada dia 06/11/2017 às 09:31:01

Carol Leme

finados-teve-publico-de-sete-mil-pessoas-durante-a-semana-segundo-oficial


A celebração do Dia de Finados deste ano está acontecendo desde o último domingo e segue ainda pelos próximos dias. Pelo menos é o que afirma o oficial administrativo responsável pelo Cemitério Municipal, Gagrione Fernando da Silva, que contou um total de aproximadamente sete mil pessoas no recinto durante a semana. “As visitas começaram no domingo passado, e, por causa do feriado ser na quinta, tivemos bastante gente na sexta-feira e acredito que continuará assim durante o final de semana”, declarou.

Segundo Gagrione, o fluxo de pessoas têm sido constante e, inclusive, de muitas pessoas de fora da cidade, que vieram visitar seus entes queridos. “Tudo está ocorrendo tranquilamente, não tivemos nenhum tipo de problema, nem durante a fase de obras e lavagens dos túmulos, nem durante a visitação”, completou.

Uma única ocorrência aconteceu durante o feriado, quando um senhor teve uma queda de pressão e caiu em meio aos jazigos, que fizeram cortes em seu rosto. Ele foi socorrido pelos populares até a chegada do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que fez o atendimento.

O Dia de Finados ainda contou com uma programação de missas na capela do cemitério. Às 7h, a primeira celebração foi realizada pelo padre Gerson, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Depois, às 9h, os fiéis acompanharam celebração com o Padre Davi, da São Benedito. Às 10h30, houve missa com o frei Cardoso, da Matriz de São Sebastião. No período da tarde, a primeira celebração aconteceu às 15h, com padre Robson da Paróquia Nossa Senhora das Graças, e a última missa foi celebrada às 17h, com o padre Xavier, da Paróquia Santo Antonio.

De acordo com o oficial do cemitério, o feriado ainda contou com a presença de Testemunhas de Jeová e missionários da Assembleia de Deus - Ministério de São Matheus, que fizeram evangelização e cantaram louvores na capela. “Foi bem diverso e tivemos espaço pra todos”, ressaltou.

Ao longo do dia, muitas pessoas passaram pelo túmulo de seus familiares e pararam para fazer um terço em frente ao Cruzeiro, onde queimavam muitas velas. O túmulo mais visitado foi o de Ritinha Emboava, falecida em 1931 com lepra. Alguns acreditam que ela realiza milagres desde quando era viva e, por isso, há o hábito de deixar velas para a senhora, que vivia reclusa em casa, para não contagiar os demais com sua doença. No entanto, Ritinha nunca foi canonizada ou reconhecida pela igreja católica.  Outros túmulos bem visitados foram o do ator global santa-cruzense Umberto Magnani , morto em abril de 2016 durante gravação da novela Velho Chico e do médico Aluísio Zacura, que faleceu no fim de agosto após enfrentar um câncer raro. Aluísio era psiquiatra e atendia na rede pública e na Santa Casa e era muito querido por pacientes e pela população em geral, pois dava palestras motivacionais, onde falava abertamente sobre sua doença e sua história de superação.

As visitas ao cemitério municipal acontecem de segunda a segunda, das 7h às 18h.

Ação social

O feriado ainda contou com a 16ª Ação Social para crianças na praça da Igreja São José. Crianças e adolescentes tiveram à disposição diversos brinquedos, pipoca, algodão-doce, pintura facial e até manicure. A campanha também busca a erradicação do trabalho infantil, explicando para as famílias que as crianças estão na fase de estudar e brincar. 

Centenas de crianças passaram pela praça e se divertiram com a programação.