Jornal Atual
< Voltar

Estado de São Paulo deixa de notificar IPVA por carta

Publicada dia 02/01/2018 às 17:57:28

Ilustrativa

estado-de-sao-paulo-deixa-de-notificar-ipva-por-carta


O governo do Estado de São Paulo não vai mais enviar cartas com o aviso de vencimento do IPVA. A partir deste ano, o proprietário do veículo deverá consultar de maneira digital os valores e os prazos de pagamento, o que poderá ser feito na página da Secretaria da Fazenda (www.valoripva2018.fazenda.sp.gov.br). É preciso informar o Renavam e a placa do veículo para obter as informações.

Em caso de eventuais dúvidas, também serão disponibilizados canais eletrônicos de atendimento, pelo número 0800 170 110 ou no Fale Conosco do órgão.

Segundo a secretaria, a mudança elimina o risco de extravio de correspondências e “contribui com boas práticas de sustentabilidade”. “A Secretaria da Fazenda quer que o proprietário de veículos possa se informar e se programar para as datas de vencimento de imposto de uma forma simples, direta e acessível”, disse a pasta, em nota.

A data de vencimento do imposto depende do número final da placa do veículo. O imposto pode ser pago em cota única ou parcelado em três vezes. Caso o pagamento integral seja feito em janeiro, o desconto é de 3%. Se a cota única for paga em fevereiro, não haverá desconto.

Quem deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.