< Voltar

Vestibulinho Etec abre inscrições para técnico em Segurança do Trabalho

Publicada dia 16/05/2018 às 18:53:47

Jornal Atual

vestibulinho-etec-abre-inscricoes-para-tecnico-em-seguranca-do-trabalho


Para quem se interessa na profissão de técnico em Segurança do Trabalho, a Etec Orlando Quagliato oferece um curso destinado à área. O vestibulinho que será aplicado no dia 24 de junho está com 40 vagas abertas para o período noturno.

Segundo o coordenador do curso Luiz Alberto Beleze, há necessidade de profissionais formados em Segurança do Trabalho, pois é uma profissão que está ganhando maior espaço nas empresas devido a legislação que visa proteger os trabalhadores e a preocupação das empresas em garantir a segurança. “Vejo que cada vez mais os empreendedores estão procurando estes profissionais, e por isso, as vagas de emprego se multiplicam principalmente em indústrias grandes, inclusive na região de Santa Cruz”, considera. 

Para Beleze, o motivo dessa popularização é que leis têm obrigado as empresas a contratar um profissional em Segurança do Trabalho para que garanta a proteção da rotina trabalhista. “A pessoa atuará na prevenção de acidentes e doenças, ficando responsável por garantir às organizações e aos empregados a melhor condição de trabalho relacionada à saúde, direitos, e também a produtividade em geral”, explica.

Durante o curso os alunos aprendem normas, riscos de acidentes no trabalho e como solucioná-los a partir de aulas teóricas e práticas, em que já passam a ter conhecimento do que poderão vivenciar futuramente. “Entre as disciplinas da grade curricular, temos por exemplo, a Prevenção e Combate a Incêndios, em que durante as aulas, o aluno vai estudar quais são os fundamentos e técnicas direcionadas à essa função, enquanto fora da sala, ele poderá conhecer um pouco do que é feito através de visitas às empresas”, detalha.

Luiz Alberto conta que é grande o nicho de indústrias que contratam um Segurança do Trabalho, mas as que mais precisam são hospitais, empresas de construção civil, mineradoras, escolas e faculdades e produtoras em geral. “Nesses locais o profissional irá desenvolver o Cipa, que são métodos de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, acompanhar vistorias no ambiente, coordenar equipes e criar estratégias que garantam a melhor condição ao funcionário, entra outras funções”, relata.

Os interessados em prestar o vestibulinho para o curso Técnico em Segurança do Trabalho devem ser estudantes do 2º ou 3º ano do Ensino Médio ou concluintes. As inscrições estão abertas até o dia 25 deste mês, através do site www.vestibulinhoetec.com.br, com uma taxa de R$ 27,90.