< Voltar

Versáteis, Smoothies podem ser consumidos no pré e pós-treino

Publicada dia 03/07/2018 às 12:34:21

Reprodução

versateis-smoothies-podem-ser-consumidos-no-pre-e-pos-treino


Em uma dieta ou alimentação saudável, às vezes podemos nos sentir desmotivados por não ter refeições mais elaboradas ou diferenciadas no cotidiano. Sabendo que é importante atrelar a boa alimentação a um cardápio saboroso, está cada vez mais comum na dieta dos brasileiros o smoothie, uma bebida encorpada e refrescante, que leva frutas frescas ou congeladas.

Segundo a nutricionista Ana Laura Saia Cavasini, para preservar os ingredientes ele deve ser feito na hora do consumo e manter a textura consistente e cremosa. “A base pode ser feita com água de coco, iogurtes ou leite vegetais, como o de amêndoas e ele pode ser ingerido no café da manhã quando adicionado uma folha verde, como hortelã, couve, espinafre ou agrião, agindo como um detox, e, em alguns casos, pode-se consumir como pré e pós treino ou lanche da tarde”, esclarece.

Os smoothies podem ser feitos apenas com a utilização dos ingredientes em um liquidificador ou multiprocessador e podem ser proteicos, de frutas vermelhas, folhas ou detox.  A nutricionista sugere algumas frutas como pêssego, morango, mirtilo, framboesa, amora, banana, maçã, kiwi, manga, abacate, abacaxi, cereja, melão, pera, ameixa fresca, damasco e tâmara. “Folhas e chás como couve, espinafre, agrião, hortelã, erva doce também podem ser acrescentados à bebida. Em alguns casos pode-se colocar suplementos como proteína do soro de leite ou proteína vegetal, pasta de amendoim integral e quinoa”, completa. Para dar mais sabor Ana Laura indica que se coloque uma colher de chá de baunilha, canela, que ajuda na digestão, pimenta caiena, castanhas, raspas de coco e cacau 100%.

Para quem está praticando exercícios, como academia, lutas, crossfit, entre outros, a nutricionista sugere que se prepare um smoothie pré-treino com uma fruta congelada, água de coco, pasta de amendoim e cacau 100% ou canela, que é termogênico, acelera o metabolismo e auxilia na perda de gordura corporal. “Já no pós-treino, pode-se adicionar fruta congelada, iogurte e proteína, como whey protein”, acrescenta. No café da manhã, o smoothie pode conter uma fruta congelada, com folha verde e água de coco e no lanche da tarde pode-se aliar uma fruta congelada a uma castanha e leite vegetal. “É só bater tudo no liquidificador e está pronto”, finaliza.