< Voltar

Setembro é novo “mês das noivas”

Publicada dia 11/09/2019 às 11:45:24

Thaís Balielo

setembro-e-novo-mes-das-noivas-


Maio sempre foi conhecido por ser o “mês das noivas”, mas no Brasil a data não faz tanto sentido como nos países Europeus de onde o costume foi importado. Por isso que, há alguns anos, vem crescendo a procura pelo mês de setembro para os casamentos. Proprietária da loja MixFree, Beatriz Viol vem sentindo essa mudança cada vez mais forte a cada ano.

Especializada em listas de presentes para casamento a loja fica com os produtos lotados das marcações (bolinhas, coração, balões, estrelas) para indicar as preferências dos noivos pelos itens. “Chega a acabar a quantidade de cor disponível das bolinhas e temos que optar por outras formas de marcação”, revela.

O motivo de maio ser tradicionalmente considerado o mês das noivas, provavelmente foi importado da Europa devido nossa colonização. As flores se tornaram símbolos diretamente associados às cerimônias de casamento. Nos países do hemisfério norte, a primavera tem início em maio. Portanto, o preço das flores fica bem mais em conta, além de poder aproveitar o cenário natural em casamentos ao livre, por exemplo.

Beatriz acredita que a cada ano que passa o brasileiro tem se desvinculado da tradição importada e percebido que nossa primavera começa em setembro. Além disso, é um mês com temperatura agradável e baixa possibilidade de chuvas.

A comerciante acredita que o sistema implantado em sua loja para as listas de presentes seja muito eficaz, pois alia a tecnologia. Com um leitor de código de barras, os noivos vão passando pela loja e marcando todos os produtos que desejam em alguns segundos.

Com a lista pronta, o casal recebe uma cor ou símbolo que será etiquetado em todo produto que escolheu. Quando um convidado chega à loja e pergunta sobre a lista é informado por qual cor ou símbolo que deve procurar os produtos. Desta forma um convidado não fica sabendo a lista de outros casais e as listas também não são divulgadas em redes sociais. “Somos contra a exposição do casal para marketing. A lista deve ser apenas para os convidados”, afirma.

Com a chegada do mês de setembro, Beatriz revela que a procura por listas sobe muito. Produtos mais requisitados pelos noivos chegam a ficar lotados de bolinhas, estrelas, figuras e corações para apontar que foi escolhido.