< Voltar

Santa-cruzenses estão recebendo kits para TV Digital

Publicada dia 30/08/2018 às 17:56:55

Thaís Balielo

santa-cruzenses-estao-recebendo-kits-para-tv-digital


Santa Cruz do Rio Pardo faz parte das 53 cidades da região de Marília que está tendo distribuição de kits gratuitos para o sinal digital da TV. Tem direito ao kit, as famílias de menor renda atendidas pelo Governo Federal. Até o fechamento desta edição, já foram distribuídos 67% do total de kits destinados para a cidade. Segundo levantamento, 3.636 santa-cruzenses possuem o direito de adquirir o material gratuitamente e 2.428 já o fizeram.

O kit, composto por antena digital e conversor com controle remoto, permitirá que mais de 845 mil famílias continuem assistindo TV em seus aparelhos antigos após o desligamento do sinal analógico, que acontecerá em 28 de novembro nas 395 cidades do interior de São Paulo.

A distribuição é uma ação realizada pela empresa Seja Digital – entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável pela operação do processo de digitalização da TV no Brasil, atendendo a determinações da Anatel e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Para saber se tem direito ao kit é preciso ligar para a central telefônica gratuita 147 ou acessar o portal www.sejadigital.com.br/kit, com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. Se seu nome estiver na lista, basta realizar o agendamento para a retirada do kit gratuito, que também deve ser feito no site ou na central telefônica. Cada família pode escolher o ponto de retirada mais próximo à sua residência, além da melhor data e horário para buscar os equipamentos. Nos pontos de retirada disponibilizados pela entidade, os beneficiários também recebem orientação técnica sobre a instalação da antena digital e do conversor.

“As famílias devem entrar em contato com a Seja Digital o quanto antes para verificar se têm direito ao kit gratuito e já realizar o agendamento. Com os equipamentos instalados, elas poderão assistir à programação da TV aberta com qualidade de imagem e som de cinema, antes mesmo do desligamento do sinal analógico”, comentou Luiz Mendes, consultor de mobilização da Seja Digital na região.

Além de Santa Cruz, o sinal analógico de TV será desligado em outras 52 cidades da região: Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Arco-Íris, Avanhandava, Balbinos, Bastos, Borborema, Cafelândia, Campos Novos Paulista, Canitar, Chavantes, Duartina, Espírito Santo do Turvo, Fernão, Gália, Garça, Getulina, Guaiçara, Guaimbê, Guarantã, Herculândia, Iacanga, Iacri, Ibirarema, Ibitinga, Ipaussu, Itápolis, Júlio Mesquita, Lins, Lucianópolis, Lupércio, Marília, Ocauçu, Oriente, Oscar Bressane, Ourinhos, Paulistânia, Pompéia, Pongai, Promissão, Queiroz, Quintana, Reginópolis, Ribeirão do Sul, Sabino, Salto Grande, São Pedro do Turvo, Tabatinga, Tupã, Ubirajara, Uru e Vera Cruz.

Nesses municípios, a partir de 28 de novembro, todos os televisores devem estar adaptados para receber o sinal digital. Os telespectadores devem verificar se o modelo de TV que possuem é compatível com a nova tecnologia e, caso não seja, conectá-lo a um conversor digital.

O funcionário público, Alessandro Rogério, foi buscar seu kit no posto de distribuição e ficou feliz em saber que já existem vários canais digitais na cidade. Ele foi avisado que tinha direito ao kit e agendou uma data para a retirada. No local um funcionário da empresa Seja Digital explicou para Alessandro como instalar o kit e como utilizar.