< Voltar

Santa Cruz realizará I Semana da Pessoa com Deficiência

Publicada dia 26/08/2018 às 14:04:29

Jornal Atual

santa-cruz-realizara-i-semana-da-pessoa-com-deficiencia


Entre os dias 27 e 31 de agosto, o município de Santa Cruz do Rio Pardo realizará a I Semana da Pessoa com Deficiência com o tema “Políticas Públicas e as Pessoas com Deficiência”.

O evento está sendo organizado pela Secretaria Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e de Desenvolvimento Social e Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiências.

Na segunda-feira, 27, durante todo o período da manhã acontecerá uma conscientização no trânsito através da demonstração da importância das vagas reservadas à deficientes físicos. Na terça-feira, 28, haverá uma apresentação teatral na Câmara Municipal com o tema “Rodas que Dançam”. Já na quarta-feira, 29, será realizada uma roda de conversa no CAPS (Centro de Atendimento Psicosocial) sobre esclerose múltipla, em comemoração ao “Agosto Laranja”.

No dia 30, quinta-feira, acontecerá um fórum de discussão sobre as políticas públicas inclusivas, e para finalizar a semana, na sexta-feira, 31, será realizada uma passeata com início na Igreja São Benedito e término na Praça Deputado Leônidas Camarinha com o tema “Incluir é acolher as diferenças”, os participantes distribuirão ventarolas e panfletos informativos.

Durante toda a semana acontecerá ainda cotações de histórias nas escolas municipais, discussão de vivências no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Betinha e troca de experiências entre o CAPS, APAE e o Cras Estação. Segundo a secretária dos Direitos das Pessoas com Deficiência e de Desenvolvimento Social, Eliane Botelho, todos os eventos são gratuitos e abertos ao público em geral.

A Semana da Pessoa com Deficiência é um evento nacional, marcada por atividades e debates que visam a reflexão. A realidade das pessoas com deficiência é marcada por lutas. Apesar das grandes conquistas e evoluções, ainda há muito que ser feito e alcançado. Segundo dados do IBGE, senso de 2010, quase 24% da população brasileira possui algum tipo de deficiência, o que representa 45 milhões de pessoas. Dessa população, segundo estatísticas do senso de 2011 da Relação Anual de Informações (RAIS) do IBGE, apenas 325 mil estavam empregados, o que representa menos de 1% da população. De 2014 a 2015, o percentual de emprego para essas pessoas cresceu somente 0,84%.

Já no acesso à educação, as matrículas de pessoas com deficiência no ensino médio, segundo o Censo Inep 2015, contatou 62 mil, num universo de 8 milhões de alunos, cerca de 0,8% da média nacional. Na educação superior, são 37,927 matrículas realizadas por essas pessoas, sendo 8,027 milhões de alunos. São 297 acadêmicos, que representam 0,47% da média nacional.