< Voltar

Samu demora 40 minutos para atender chamado

Publicada dia 29/08/2018 às 17:52:53

Thaís Balielo

samu-demora-40-minutos-para-atender-chamado


No dia 13 de agosto, segunda-feira, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi chamado para atender Eliana Aparecida Bilik, 61, que estava sem os sinais vitais. O chamado ocorreu às 7h29 e a equipe só chegou ao local às 8h11. A paciente foi atendida pelo Corpo de Bombeiros, que chegou primeiro ao local, e recebeu massagem por 20 minutos, mesmo assim, foi constatado o óbito.

Procurada pela reportagem, a família da paciente relatou ter achado estranho a demora, mas preferiu não dar entrevista.

O Atual apurou que Eliana estava com câncer e foi encontrada por familiares caída na residência no bairro Oswaldo Cortela.

Procurada, a administração do Samu relatou que consta no sistema o chamado aberto como óbito. “Como o município não conta com o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), o Samu que realiza a constatação dos mesmos”, explica a nota.

Também através de nota, a direção do Samu regional afirmou que a União dos Municípios da Média Sorocabana (UMMES), órgão que gerencia o Samu Regional Ourinhos tem ciência dos fatos, onde estão sendo analisadas as gravações telefônicas e sistema operacional. “Caso após a apuração dos fatos, evidenciar alguma falha ou negligência por parte dos profissionais, medidas administrativas cabíveis serão tomadas por parte desta instituição”, garante.

Sobre o procedimento de atendimento após uma chamada, a direção explicou que as viaturas do Samu são autorizadas a se deslocar da base após autorização da regulação médica cuja central se localiza no município de Ourinhos conforme regionalização preconizada pelo Ministério da Saúde.