< Voltar

Sabesp comete crime ambiental no Parque das Nações

Publicada dia 29/08/2018 às 17:54:23

Claudio Antoniolli

sabesp-comete-crime-ambiental-no-parque-das-nacoes


Moradores do bairro Parque das Nações de Santa Cruz do Rio Pardo denunciaram nesta semana um crime ambiental cometido pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Segundo informações, a companhia está há meses despejando todo o esgoto daquele bairro no ribeirão Água dos Pires.

Naquele local a empresa possui uma Estação Elevatória de Esgoto, responsável pela coleta do esgoto de todo o bairro e pelo bombeamento do material até a Estação de Tratamento, ciclo que não vem sendo cumprido pela empresa.

Além do crime ambiental, a dona de casa, Ilieda da Silva, 63 anos, faz outras reclamações. “Eles começam a jogar na quinta-feira e param só na segunda-feira, toda semana é isso, é um cheiro horrível, sem condições até de almoçar dentro de minha própria casa, já reclamei em todos os locais, já fui chamada de mentirosa e até agora não resolveram esse problema”, disse.

Segundo moradores, a água do ribeirão dos Pires é considerada limpa e diversos animais como patos, galinhas e cachorros bebem dele. Além disso, crianças brincam no local e a região possui alguns tanques com criação de peixes à alguns metros distante dali. “Esse esgoto é um perigo, quando dá problema eles jogam no ribeirão sem pensar, e olha que sempre dá problema”, afirmou os moradores Edir Pereira de Souza e Durvalina da Silva.

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a empresa já foi notificada e autuada por dano ambiental nesta semana em 10 UFM’s. A Unidade Fiscal do Município está fixada individualmente em R$ 99,76, portando a multa aplicada é de R$ 997,60, mas a empresa ainda pode recorrer.

Contraponto

A gerência regional da Sabesp afirmou para o Atual, que na terça-feira, 21, o conjunto moto-bomba da Estação Elevada de Esgoto do Parque das Nações queimou, e no mesmo dia foi providenciada a troca.

A empresa afirmou ainda que, nos últimos seis anos, esta é apenas a segunda vez que o equipamento apresenta defeitos. Ressaltando que, às vezes o equipamento paralisa pelo fato de os usuários jogarem sacolas plásticas, tampas de garrafas pet e outros materiais no esgoto, o que acaba danificando o equipamento. Porém, garante que a limpeza é realizada semanalmente.

Já em relação ao mau cheiro, a empresa alegou que irá verificar o que pode ser feito, e que inclusive já está testando e buscando novos projetos para conter esse odor.