< Voltar

Rotaract Club promove ações no Setembro Amarelo

Publicada dia 10/10/2019 às 13:40:48

Arquivo Pessoal

rotaract-club-promove-acoes-no-setembro-amarelo


O Rotaract Club de Santa Cruz do Rio Pardo, um clube patrocinado pelo Rotary Club, promoveu na madrugada de domingo, 29 de setembro, uma série de mobilizações nas praças da cidade, com frases motivadoras voltadas à valorização da vida em alusão ao “Setembro Amarelo” - campanha que busca conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio.

O domingo amanheceu diferente do normal, com muitas bexigas amarelas em diversos cantos das praças e mensagens positivas sobre a conscientização e prevenção, fizeram a população refletir a respeito do suicídio. Só no Brasil, a depressão é a quarta maior causa de suicídio entre jovens no país.

De acordo com Luiz Matheus dos Santos, diretor de projetos do Rotaract Club, a ideia da mobilização surgiu através de um gesto semelhante na cidade de Jacarezinho (PR). “Após ver este projeto nas redes sociais, compartilhei com os outros companheiros do Rotaract, e todos acataram a ideia, com isso, decidimos adicionar bexigas amarelas, com frases motivacionais ao incentivo à vida”, conta.

Desde 2015, setembro é o mês do ano em que mais se fala sobre suicídio, depressão e transtornos associados. Dados da OMS, Organização Mundial da Saúde, mostram que o Brasil é o país com maior percentual de depressão na América Latina, chegando a 5,8% da população, o que corresponde a 12 milhões de brasileiros. A cada 46 minutos alguém tira a própria vida no Brasil.

A ação ocorreu nas praças Otaviano Botelho de Souza e São Sebastião e, à tarde, os organizadores recolheram os resíduos deixados nas praças. “A montagem do projeto aconteceu durante a madrugada no intuito de despertar Santa Cruz para a importância da causa”, finaliza. Participaram do evento 20 pessoas de forma direta e indireta.