< Voltar

Quando o casamento vira amizade?

Publicada dia 20/11/2019 às 14:11:19

Thaís Balielo

quando-o-casamento-vira-amizade-


Recentemente o casal “queridinho” do país Fernanda Souza e Thiaguinho anunciou o fim do casamento. No texto compartilhado nas redes sociais os artistas explicaram que a relação se tornou uma linda amizade. A psicóloga Luciana Camilo explicou que este tipo de situação pode acontecer, principalmente nos casos de relacionamentos mais longos.

Luciana lembra que em todo relacionamento deve existir amizade, mas a relação amorosa não pode se limitar a isso. “Um bom relacionamento é construído no dia a dia. Quando as coisas não vão bem precisa ser conversadas. Quando o casal não consegue ter esse diálogo, uma terapia de casal pode ajudar. O papel do profissional é ser o mediador. A terapia é para ajudar as duas partes a pensarem, refletirem e tomarem decisões. Identificar caminhos para fortalecerem a relação ou até mesmo ver que realmente tem que finalizar e cada um seguir sua vida”, argumenta.

A profissional ressalta que frases como ‘encontrei a metade da laranja, ou a tampa da panela’ não são corretas. “Você não é metade, ninguém tem a responsabilidade de completar o outro. Cada um é inteiro e encontra outro inteiro que vai somar. Não devemos colocar a responsabilidade no outro para a nossa felicidade”, afirma.

A psicóloga lembra que o amor tem diversas fases e que o encantamento e paixão ocorrem no início do relacionamento, com a rotina do dia a dia muitos casais vão se distanciando. “Para evitar que esfrie é importante muito respeito e ter atividades individuais, além de fazer planos juntos, cuidar de si mesmo, melhorar autoestima, evitar falta de atenção, diálogos vazios, tem que dar atenção quando o outro estiver falando, namorar, ter carinho, melhorar a comunicação, um tentar entender a necessidade do outro, e aprender a lidar com a diferença. Cada um vem de uma cultura, teve uma criação diferente”, argumenta.

Se o casal está passando por uma fase de desinteresse um pelo outro e está na dúvida se a relação virou amizade é necessário fazer uma auto-avaliação, refletindo se sente saudade de como as coisas eram antes. Se ainda existir a vontade de ambos de estarem juntos, é possível estabelecer combinados, como reservar um dia da semana para saírem ou ficarem sozinhos, a fim de resgatar a conexão. A terapia de casal também pode ajudar.