< Voltar

Projeto Clique Jovem finaliza com exposição em Santa Cruz

Publicada dia 25/11/2019 às 10:38:35

Divulgação

projeto-clique-jovem-finaliza-com-exposicao-em-santa-cruz


O projeto Clique Jovem chegou ao fim e faz agora seu evento de encerramento com exposição de fotos de Santa Cruz do Rio Pardo, entrega de certificados e livros fotográficos. O evento acontece no dia 2 de dezembro às 19 horas no Palácio da Cultura Umberto Magnani Netto. Toda a população está convidada para prestigiar o trabalho dos alunos.

A oficina teve 48 horas de duração e aconteceu nos meses de setembro a outubro para jovens estudantes de 13 a 18 anos, residentes na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo. Durante os encontros, os participantes aprenderam sobre técnicas e composição de imagem, com aulas teóricas e muito exercício prático.

Ao longo dos 12 encontros, os jovens produziram fotografias que serão expostas no Palácio da Cultura até janeiro de 2020, além de compor um livro fotográfico que será distribuído gratuitamente para escolas públicas e bibliotecas da região.

A proposta do curso foi trabalhar o olhar do jovem para toda a sua comunidade e sensibilização artística através da linguagem da fotografia, como explica Cintia Antunes, proponente e arte-educadora do projeto.  “O tema escolhido foi respeito. Os jovens trabalharam com temas como respeito com as mulheres e os grupos LGBT, cor de pele, posição social, trabalhadores e meio ambiente, produzindo retrato, fotografia de rua e fotos artísticas”.

O projeto Clique Jovem está em sua segunda edição e é realizado pelo Ideia Coletiva, instituição que realiza projetos de formação também em outras áreas, como audiovisual e teatro, e conta com patrocínio da Special Dog, por meio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo - ProAC. Em Santa Cruz, outros projetos realizados foram o Vídeo Móbile, oficina de cinema, o Ana e Super Mípia, peça teatral infantil e a Semana do Humor, com peças infantis e adultas. “Achamos fundamental o investimento em projetos como esse, que visa estimular o interesse dos adolescentes pela fotografia”, afirma Juliana Manfrim, gerente administrativo do Centro Cultural Special Dog.