< Voltar

Perícia cautelar ajuda a comprar veículo sem ‘dor de cabeça’

Publicada dia 31/08/2018 às 17:37:54

Thaís Balielo

pericia-cautelar-ajuda-a-comprar-veiculo-sem-dor-de-cabeca-


Antes de comprar um veículo usado as pessoas costumam levar ao mecânico para verificar se tem algum problema, mas muitos esquecem que o veículo pode ter outros problemas legais ou estruturais. A empresa 3ª Visão é especialista em perícia cautelar e uma unidade da franquia está em funcionamento em Santa Cruz do Rio Pardo desde o final de 2017.

Este tipo de perícia funciona de maneira preventiva para quem pretende comprar um carro usado e quer saber a real procedência para não ser enganado. A empresa realiza a perícia fazendo um verdadeiro “raio x” do auto. São verificados os documentos, histórico do veículo financeiro, pendências jurídicas e também o estado da estrutura mecânica.

A avaliação mecânica vai desde itens estruturais do carro até itens de segurança. São verificados componentes como chassi, motor, pintura, lacração, a placa, velocímetro, pneus, pintura, vidros e muitos outros. Nesta perícia minuciosa, também é analisado se o carro já foi batido, adulterado, roubado e se sofreu algum tipo de recall.

Em Santa Cruz, o sócio proprietário Rhuan Monte Sião, explicou que possui muitos clientes que procuram a loja por já conhecer a marca e querer a segurança da perícia cautelar. Ele revelou que algumas financeiras já exigem este tipo de perícia antes de aprovar o financiamento de veículos usados.

Rhuan explicou que a perícia cautelar é mais minuciosa que a vistoria de transferência exigida pelo Detran na hora de efetivar a compra de um veículo. A perícia cautelar é indicada antes de comprar o veículo ou para o proprietário que deseja vender e aumentar o valor do veículo com o certificado de aprovado.

“Na cautelar se houver algum problema eu aviso o proprietário ou o possível comprador. Já na vistoria de transferência, se tiver problema eu tenho que bloquear o veículo no sistema do Detran”, conta.

A 3ª Visão trabalha com vistoria de transferência, perícia cautelar e certificado de placa preta para veículos antigos.

A empresa teve início em São José dos Campos há mais de 25 anos. Começaram fazendo 150 carros por mês e hoje são entre 50 e 80 veículos periciados por dia na unidade matriz.

O representante da franqueadora, Rafael Silva Costa, está na cidade para implantar a parte de vistoria cautelar na unidade de Santa Cruz. Ele explicou que a análise da perícia e a análise da vistoria é oriunda da polícia científica. “Nós só fazemos isso há mais de 25 anos e o pessoal do Detran trabalha com outras coisas também. Então somos especialistas”, garante.

Rafael explicou que toda a parte de identificação do veículo é feito dentro da fábrica. “Ele sai com uma numeração e com um tipo de gravação. A gente sabe qual o tipo de cada fábrica. Qualquer forma de adulteração conseguimos identificar com a nossa técnica. Muitas vistorias antes eram apenas assinar um papel para fazer a transferência. Já a nossa perícia é bem mais criteriosa”, afirma.

Garantia

Rafael explicou que a empresa garante o serviço cobrindo o valor do veículo se houver alguma falha. “Além de ser pioneira, é a única empresa que não deixa o cliente ir para o jurídico. Já sana o prejuízo do cliente no ato. A vistoria cautelar é para você ter a cautela da compra. Para não ter dor de cabeça depois. Qualquer problema de identificação e estrutural que nós não visualizarmos e passar, sanamos na hora o prejuízo do cliente”, garante.