< Voltar

Orgânicos vêm ganhando espaço e já protagonizam na comida

Publicada dia 14/11/2018 às 12:18:58

Thaís Balielo

organicos-vem-ganhando-espaco-e-ja-protagonizam-na-comida


Os produtos orgânicos vêm a tempos ganhando espaço nas prateleiras dos mercados. Isso vem chamando atenção também de quem trabalha com alimentos prontos e fazendo com que estas pessoas, preparem pratos 100% livre de agrotóxicos. Em Avaré, a produtora Maria Izabel Alves criou uma associação onde começou com a venda de produtos orgânicos e agora faz alimentos prontos com estes produtos.

Na última terça-feira, 30, aconteceu na Hidroceres o 1º Encontro de Horticultura Sustentável com o professor Sérgio Pimenta. Na ocasião, os produtos servidos aos participantes foram os doces e salgados que ela produz. Pães com ervas e farinha orgânica, patê de flor comestível, bolo doce de abobrinha, bolo de banana, todos produtos plantados pela associação de produtores orgânicos da cidade.

Bel, como é conhecida, contou que antes de comprar o sítio em Avaré, morava em Campinas e consumia muitos produtos industrializados e com agrotóxico. Quando se mudou para o sítio, passou a consumir apenas o que plantava e percebeu uma grande melhora na saúde. “Então resolvi tentar melhorar a saúde de outras pessoas com nossos produtos”, diz.

Inicialmente Bel e o marido vendiam os legumes e hortaliças orgânicas e logo percebeu o mercado para os produtos culinários. Então, montou uma agroindústria, adaptou a cozinha e começou a atender os eventos da região com seu café especial. “Tudo o que eu puder fazer para ser o mais saudável possível eu faço. A manteiga que eu uso é eu mesma que faço, os produtos são do meu sítio, o que eu não tenho, compro da feira de orgânicos, já a farinha orgânica, tenho um fornecedor de fora”, conta.

Bel também tem planos de abrir o sítio para servir café colonial. Ela conta que muitas receitas são de família e outras pesquisou em revistas de produtos orgânicos. Com uma grande quantidade da flor capuchinha (que é comestível) no sítio, também faz patê e panqueca com a flor.

O palestrante Sérgio Pimenta ficou satisfeito com o número de interessados na palestra. “A produção de frutas e hortaliças no Brasil atualmente estão com bem menos resíduos, mas o orgânico é um passo além”, garante.