< Voltar

Novo estilo de quarto para bebês substitui o berço por colchões no chão

Publicada dia 18/06/2018 às 12:35:31

Arquivo Pessoal

novo-estilo-de-quarto-para-bebes-substitui-o-berco-por-colchoes-no-chao


Os bebês e, logo, as crianças, estão se desenvolvendo e aprendendo mais rápido. Tanto é que, atualmente, não é estranho que os pequenos ensinem os pais como usar um programa no celular, por exemplo. Os principais ensinamentos que os pais querem passar aos seus filhos é comer, dormir, tomar banho, brincar e estudar e esse aprendizado cada vez mais precoce influencia independência relacionada a muitas outras ações das crianças, o que para muitos pais, é ótimo. Por isso, pensar em artifícios que estimulem a liberdade durante o crescimento é crucial, e deve começar dentro de casa.

O quarto montessoriano é um projeto criado e pensado exatamente neste conceito, conforme a arquiteta e designer de interiores Geovana Santos, esse é o método que deixa as necessidades dos pais de lado e prioriza a autoeducação com elementos que estimulem a autonomia da criança. “A principal mudança do quarto tradicional para o montessoriano é o lugar de dormir, que deixa de ser um berço e passa a ser uma espécie de colchão no chão, para a criança mesmo se deitar e levantar sozinha. Isso muda aquele costume de a criança acordar e ficar chorando no berço esperando os pais tirarem ela dali, além de que acaba com o perigo também de ela pular e se machucar”, considera.

A arquiteta conta que o novo modelo de cama tem apoios laterais e normalmente, uma estrutura em forma de casinha onde podem ser pendurados brinquedos para os bebês. E, assim como a altura da cama, é fundamental que outros objetos do quarto estejam a vista e acessíveis a elas. “Barra afixada na parede, com o objetivo de facilitar que a criança se levante e comece a andar, brinquedos dispostos de forma que ela possa pegá-los e guardá-los, tapete, para deixar os bebês sentados, engatinhando e delimitar o espaço de brincadeira, espelho para se reconhecer e, alguns também optam por armários baixos ou araras para ensinar os filhos a pegarem suas próprias roupas”, detalha.

Geovana diz que por ser um quarto pensado para as crianças, além desses objetos é ainda mais preocupante pensar na segurança dos pequenos. “Os elementos dispostos devem ter quinas arredondadas, quadros de pvc fixados na parede com fita dupla face, a fim de que não haja o perigo de cair e quebrar, machucando-os, também é importante evitar móveis instáveis que possam tombar e imprescindivelmente proteger as tomadas”, alerta.

Estas foram algumas das precauções tomadas no projeto que a arquiteta fez para a sua cliente, Aletéia Rodrigues, que optou por este modelo desde o nascimento da filha Luíza. “Escolhemos o quarto Montessoriano porque gostaríamos que a Luiza tivesse um quarto funcional, onde ela iria dormir e brincar com segurança, que foi a grande dificuldade, pois, como é um quarto com bastante liberdade, devemos estar sempre atentos às escolhas dos brinquedos, às tomadas, e proteger as quinas”, analisa.

No quarto de Luíza os brinquedos estão dispostos em caixotes no chão, e, na parede, há nichos com livros, que por enquanto são enfeites, mas que poderão ser explorados quando a menina crescer. Além disso, o principal é o chão, que é praticamente todo coberto com uma espécie de tatame para exploração da criança. “Pensamos em criar um espaço onde os brinquedos estão ao alcance e são apresentados em forma de rodízio, para proporcionar o desenvolvimento. Percebemos que é um ambiente estimulante, que ela se desenvolve através da própria experiência, de forma criativa e saudável”, considera a mãe.