< Voltar

Município se preocupa com mudanças do Estado na educação

Publicada dia 20/05/2019 às 10:04:14

Renan Alves

municipio-se-preocupa-com-mudancas-do-estado-na-educacao


O município de Santa Cruz do Rio Pardo declarou que está preocupado com as mudanças que o Governo do Estado está realizando na rede de educação. Nas últimas semanas, o governador João Doria (PSDB) anunciou que a partir de 2020 as férias das escolas estaduais serão dividas em quatro períodos: uma semana em abril, duas semanas em julho, uma semana em outubro e 30 dias entre dezembro e janeiro.

As principais mudanças são a redução do período de férias de julho de 30 para 15 dias, e a oficialização de duas semanas de recesso, em abril e outubro – popularmente chamadas de "semana do saco cheio".

"Municípios poderão aderir ao novo calendário estadual unificando os cronogramas. Rede privada, se quiser, pode seguir o mesmo modelo da rede estadual de São Paulo", disse Doria.

Para o secretário de Educação, Francis Pegorer, a notícia foi recebida com cautela e preocupação. “Não é possível afirmar, nesse momento, se vamos aderir ao calendário estadual. Estamos estudando as possibilidades e depois iremos debater com a rede. O que é preciso ficar claro é o direito a 30 dias de férias dos servidores municipais em janeiro, principalmente aqueles envolvidos com merenda e transporte escolar”, afirmou. Atualmente, o município possui um convênio com o Estado, que repassa uma parte do valor gasto com merenda e transporte dos alunos da rede estadual. “Então o Estado precisa garantir o mês de janeiro sem atividades porque não teremos condições de oferecer o transporte escolar e a merenda nesse período”, pontuou.

Pegorer afirmou ainda que a realidade dos municípios é outra. “Temos creches e alunos atendidos nos Centros Educacionais (contra turno escolar), cujos pais trabalham e não tem com quem deixar seus filhos, sendo um impedimento para o município acompanhar esse calendário em todos os níveis de ensino”, disse.

Inova Educação

Outra mudança anunciada pelo Estado é que os alunos das escolas estaduais terão mais 15 minutos de aula todos os dias e novas disciplinas a partir do próximo ano.

Em 2020, os alunos da rede terão sete aulas de 45 minutos. Atualmente, são seis aulas de 50 minutos. Quando estiver em vigor, os estudantes do período matutino passam a sair da escola às 12h35 – não mais às 12h20. No período vespertino, a saída passará a ser às 18h35 – sendo atualmente às 18h20.

Os estudantes também terão mais quatro disciplinas no currículo. Uma delas é chamada de "projeto de vida", com atividades para buscar objetivos e sonhos e desenvolver cidadania e ética, e outra só sobre tecnologia. Além dessas duas, os alunos vão poder escolher mais duas disciplinas eletivas, como empreendedorismo, teatro, entre outras. “Não sou contra as novas opções dentro do currículo, mas o que aparenta é que essas mudanças são soluções muito mais publicitárias do que educativas”, disparou Pegorer.

“Parece que não estão levando em conta as condições reais das escolas estaduais e nem as particularidades das redes municipais. Não podemos mais uma vez deixar a carga para a gestão, coordenação e professores, precisa sim de mudanças, porém planejadas em nível pedagógico e estrutural”, finalizou.