< Voltar

Local de lavagem do veículo deve ser analisado

Publicada dia 07/09/2018 às 12:19:30

Laura Teixeira

local-de-lavagem-do-veiculo-deve-ser-analisado


Grande parte dos proprietários de veículos gosta de passar algum dia do fim de semana lavando o carro e até ouvindo música. Alguns preferem levar o carro para lavar e outros ficam na dúvida do que compensa mais, lavar o carro em casa ou no lava jato.

Independente da sua escolha é preciso saber que há alguns cuidados que devem ser tomados na hora de lavar o carro. Se for lavado da maneira errada, pode haver danos na pintura e até no motor.

Ao levar o veículo em algum estabelecimento que realiza a limpeza do mesmo, tente verificar quais os produtos que são utilizados. Há produtos específicos para cada parte do veículo: interior, lataria e rodas.

Quem optar por lavar o carro em casa, nunca utilize sabão em pó, o melhor é shampoo automotivo ou sabão neutro e em pouca quantidade. Nos vidros, quem preferir pode usar os famosos limpa vidros. No interior, nas partes plásticas, muitas pessoas e estabelecimentos utilizam silicone. Esse produto não é recomendado porque a maioria contém álcool, o que acaba ocasionando ressecamento, manchando ou clareando o material.

Para Amarílis Menon Maitan Camilo, sócia-proprietária de um posto de combustível, outra grande dúvida é em relação à preservação ambiental. “Muitas pessoas se preocupam com economia de água e energia. É comprovado que ao lavar o carro em casa se gasta em média 216 litros de água, isso dependendo do carro e da maneira com que se lava, fora que todo sabão e água contaminada escorre livremente pelas sarjetas até os rios”, ressalta.

Por isso, Amarílis criou em seu posto de combustível um sistema de cisternas onde 30% da água utilizada durante o ano é de captação da água das chuvas. “Nosso lavador é adaptado com canaletas de retenção de água e reservatório de contenção de sujeiras que posteriormente é pago para uma empresa responsável destinar esse resíduo contaminado para um aterro legalizado. Além disso, os carros são lavados com uma mangueira de alta pressão que economiza água e tempo”, afirma.

A última novidade do estabelecimento de Amarílis é a “Ducha Azul”. Uma ducha rápida feita para carros ligeiramente sujos. “É um banho de cera de carnaúba ecologicamente correta por ser elaborada com produtos biodegradáveis. Essa ducha pode ser também uma finalização para o carro recém-lavado, ela forma uma película que protege o veículo contra raios solares, sereno e até maresia”, explica.

Segundo ela, a ducha tem a vantagem de ser rápida, principalmente para quem quer dar um banho por fora e seguir viagem, pois ela foi preparada para secar ao vento sem manchar. “É claro que, como todo banho de cera essa película sai com a chuva e na próxima lavada. Também alertamos que ao pegar chuvisqueiro irá ficar o respingo e com apenas uma flanela você consegue limpar. Ela não repele água, é um banho de cera”, detalha.