< Voltar

Jardim de inverno vertical é tendência em consultórios e residências

Publicada dia 19/06/2018 às 17:30:17

Carol Leme

jardim-de-inverno-vertical-e-tendencia-em-consultorios-e-residencias


Transformar o lar ou ambiente de trabalho em um local de reconexão e equilíbrio parecer ser a missão da arquitetura neste ano. Em Santa Cruz, as novas construções e reformas elaboradas pelos profissionais da cidade tem trazido um elemento de fora, para dentro da construção: o jardim.

Conhecido como “jardim de inverno”, o espaço é comum em residências como um fosso de iluminação e pode-se aproveitar para trazer beleza e bem-estar ao ambiente. “Este local pode ser uma área íntima do casal, de recepção e até extensão da sala de jantar. Colocar plantas neste espaço traz sensação de aconchego e descanso e a tendência são os jardins verticais, que dão menos trabalho do que os horizontais”, explica a arquiteta Kristiane Nóbile. As samambaias têm sido a escolha da maioria, porém, segundo ela, as orquídeas, a planta chifre de veado, vasinhos de plantas e até de temperos podem ser colocados no jardim vertical. “O importante é saber que se trata de um ser vivo, que vai pegando forma conforme o tempo e se adapta ao ambiente para ficar bonito, e, nas épocas secas está sujeito a perder um pouco do visual”, avisa.

Por isso, é muito importante que as plantas recebam irrigação frequente, se possível, de maneira automatizada ou com mangueiras com gotejadores, pois jogar água de maneira direta pode não alcançar suas raízes e, ainda por cima, trazer umidade para a parede. “É importante que a parede passe por uma impermeabilização antes de instalar o jardim vertical, pois a área é úmida e não recebe luz do sol na maioria das vezes”, alerta.

As plantas podem ser colocadas de maneiras variadas, desde instaladas em estruturas de metal, madeira, como paletts, ripas de madeira e até a manta biden, que já vem com os saquinhos para colocar o torrão da planta. “Pode-se ir substituindo conforme a época para deixar as plantas que estão vistosas, enquanto as outras ficam em outro local até chegar a hora de voltar”, detalha.

Os jardins podem ser feitos de diversas formas e variam conforme o orçamento de quem quer colocá-lo. “Estando disposto a fazer e colocar a mão na massa, é possível gastar bem menos. Vai depender do gosto e do bolso, mas o objetivo é trazer este ambiente agradável para dentro do ambiente”, finaliza.