< Voltar

II Semana da Pesquisa Jurídica da Oapec traz palestrantes internacionais

Publicada dia 03/05/2018 às 12:31:16

Mayrilaine Garcia

ii-semana-da-pesquisa-juridica-da-oapec-traz-palestrantes-internacionais


Será realizada na Faculdade Oapec no mês que vem a II Semana da Pesquisa Jurídica e esta segunda edição será temática, trazendo para discussão ao longo das palestras os “30 anos da Constituição Cidadã”. O evento acontecerá entre os dias 21 a 25 de maio e, segundo a coordenadora do curso de Direito, Milena Tarzia, consta no cronograma de atividades palestras, mesas-redondas, minicursos, exposições e apresentações de trabalhos de graduandos e pós-graduandos.

A coordenadora considera que a pesquisa científica é essencial para se tornar um bom profissional, o que justifica a realização de um evento como este para incentivar os alunos. “A pesquisa científica é um passo a mais nesse caminho importante da formação acadêmica, pois contribui para o desenvolvimento pessoal do aluno e também para o âmbito profissional”, explica.

Os interessados de qualquer universidade podem apresentar trabalhos durante a Semana da Pesquisa Jurídica e as inscrições devem ser feitas na coordenação de Direito da Oapec até o dia 7 de maio. A participação é gratuita e não há limite de vagas.

Comparada a realização anterior, Milena conta que entre as novidades, esta Semana terá maior duração, melhor organização, três mesas redondas e palestras com a presença de três professores peruanos.

 Um deles é o professor e doutor Eduar Rubio Barboza, responsável pela palestra de abertura que abordará o assunto “Limitaciones y restricciones constitucionales de la propiedad en el Derecho Peruano”. Milena relata que a presença de Eduar Rubio é importante pelo fato de ser o primeiro palestrante internacional, vindo da de Faculdad de Derecho la Universidad Nacional de Cajamarca, do Peru, parceira e apoiadora da realização deste evento. “Além disso, ele discute a nossa temática que é 30 anos da Constituição Cidadã, abordando o impeachment, o que relaciona fatores recentes acontecidos no Brasil e no Peru”.

No decorrer da Semana haverão atividades durante a tarde e a noite, com exposições de banners ao longo de todo o evento, e apresentações de trabalhos ao final das palestras nos dias 22 e 24.

Segundo a coordenadora, a previsão é de que a palestra de encerramento do professor de Direito Processual Civil da USP e desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) Cândido Rangel Dinamarco receba o maior público. “Enquanto estima-se por volta de 200 participantes ao longo da semana, só para a palestra de encerramento a expectativa é de 300 ouvintes, por conta do Rangel ser considerado o maior constitucionalista brasileiro, o que é uma honra para nós e também para os ouvintes”, conta.

Para ela a maior influência destes profissionais de prestígio é mostrar que para ser um grande jurista é necessário desenvolver pesquisas científicas. “Os convidados, principalmente da palestra de abertura e encerramento, vem exatamente para incentivar os alunos sobre a importância da pesquisa, e que o ambiente acadêmico é o local propício para estas discussões e divulgação do que é pesquisado na universidade”.

As inscrições para ouvintes e participantes de atividades estarão abertas a partir do dia 7 na secretaria acadêmica. Com vagas limitadas, a participação é gratuita.

Para quem quiser serão disponibilizados kits com ecobag, crachá, caderno de resumos, caneta personalizada, adesivo, rascunho, cronograma das atividades e flyer, tendo o valor de R$ 30.