< Voltar

Grupo de Alcoólicos Anônimos busca contribuir na cura contra alcoolismo

Publicada dia 03/07/2018 às 12:47:50

Mayrilaine Garcia

grupo-de-alcoolicos-anonimos-busca-contribuir-na-cura-contra-alcoolismo


Encontro é sinônimo de união, de se reunir para trocar ideias. E é esse o conceito que segue o Grupo de Alcoólicos Anônimos (A.A.), que através de reuniões, participantes passam a discutir sobre o tema, alcoolismo.

 O objetivo dos A.A. é acolher e ajudar dependentes de álcool a largar o vício, em que um membro passa a ajudar o outro a partir de suas experiências.

Os grupos dos A.A. estão presentes no Brasil há muitos anos, espalhados em muitos estados e cidades, inclusive em Santa Cruz do Rio Pardo. Cada grupo tem membros responsáveis para dar auxílio e coordenar as reuniões, que antes foram integrantes que buscaram o apoio, e, através da evolução pessoal em decorrência das visitas ao A.A., passam a contar suas experiências e ajudar os outros.

Foi o que aconteceu com Jair de Oliveira, que hoje é um dos diretores responsáveis pelo A.A. “Passei por uma fase muito difícil na minha vida ocasionada pelo uso excessivo de álcool que me trouxe problemas pessoais e profissionais, então vi que a saída era o A.A., quando comecei a participar foi que tudo começou a melhorar, porque lá encontramos pessoas com problemas parecidos”, revela.

Jair conta que depois de dois anos como participante, foi promovido para integrante de equipe, e isso acontece a partir de o participante se sentir seguro em contribuir com outros. “Um dos principais objetivos que o A.A. pretende alcançar é que a pessoa volte a acreditar em si, para no futuro poder fazer com que outras acreditem nelas também, sempre um ajudando o outro”, relata.

As reuniões duram em média duas horas, e, segundo o diretor, sempre são coordenadas por um membro responsável. “Na reunião todos podem dividir suas dúvidas e problemas, é um espaço livre para desabafos, sem julgamentos, além disso, o acordo é manter tudo o que é dito em sigilo. Existe um tempo determinado para cada um, e algumas pausas com palavras do coordenador com frases motivacionais, como uma terapia”, declara.

Os encontros do Grupo Alcoólicos Anônimos são sempre abertos a todo o público, e ocorrem, em Santa Cruz, as terças e sextas-feiras, das 20h às 22h, no Salão Paroquial de São Sebastião, localizado na rua Frei Marcos Righi, 192.