< Voltar

Frutas devem ser bastante consumidas no verão

Publicada dia 11/02/2019 às 18:23:55

Thaís Balielo

frutas-devem-ser-bastante-consumidas-no-verao


No verão, com as altas temperaturas estamos sempre buscando alimentos refrescantes. As frutas e os sucos são uma boa pedida nesta época. A nutricionista Fabiana Pegorer lembrou que o consumo de frutas, assim como legumes e verduras deve ser feito diariamente, mas no verão é ainda mais importante por ajudar na hidratação.

“Frutas, legumes e verduras são fontes de vitaminas, minerais e fibras. As vitaminas e o minerais são micronutrientes que precisamos em pequenas quantidades no nosso organismo e que possuem função reguladora, ou seja, ajudam o organismo a funcionar em equilíbrio. Já as fibras são importantes para a saúde do intestino, por servirem de alimento para microbiota intestinal, reduzem os níveis de colesterol e ajudam no controle glicêmico”, explica.

A nutricionista lembrou ainda que a recomendação diária de frutas na dieta varia para cada indivíduo conforme suas necessidades, estado de saúde e atividade praticada. “Em média um indivíduo saudável deve consumir quatro porções por dia. Essa recomendação deve ser seguida em todas as estações do ano para que o organismo obtenha os nutrientes necessários para seu bom funcionamento”, diz.

Fabiana alertou que no calor, além das vitaminas e minerais, as frutas são de fundamental importância, pois também hidratam e repõem os minerais perdidos no suor como o potássio. Como exemplo de frutas com alto teor de água, Fabiana cita a melancia, melão, pera, morango e maçã. Já as frutas com alto teor de potássio são: o abacate, laranja, banana e mamão.

Sobre o consumo da fruta em forma de suco, Fabiana disse que é preciso ter uma atenção especial. “O suco de frutas que concentra mais de uma fruta eleva o nível calórico da porção e o nível glicêmico, além de reduzir a quantidade de fibras. Portanto para diabéticos e pessoas que querem emagrecer é recomendado ingerir a fruta individual e com casca se possível, sendo mais sacietógeno, menos calórico e de menor índice glicêmico”, alerta.

A nutricionista lembrou também que os sucos industrializados contém altas quantidades de açúcar, corantes e conservantes, não sendo uma boa opção para uma alimentação saudável. “Para manter uma boa hidratação nada melhor que água, um componente essencial para o organismo e não contém calorias. Para indivíduos saudáveis uma outra opção é a água de coco natural, pois é rica em vitaminas , minerais, antioxidantes, além de ser muito saborosa”, garante.