< Voltar

Finados atraiu dez mil pessoas durante a semana em Santa Cruz

Publicada dia 05/11/2018 às 12:14:12

Jornal Atual

finados-atraiu-dez-mil-pessoas-durante-a-semana-em-santa-cruz


A celebração do Dia de Finados deste ano está acontecendo desde o último domingo, 28, e segue ainda pelos próximos dias. Pelo menos é o que afirma o oficial administrativo responsável pelo Cemitério Municipal, Gagrione Fernando da Silva, que contou um total de aproximadamente dez mil pessoas no recinto durante a semana. “As visitas começaram no domingo passado, e, por causa do feriado ser na sexta, tivemos bastante gente na quinta-feira, 01, e acredito que continuará assim durante o final de semana”, declarou.

Segundo Gagrione, o fluxo de pessoas têm sido constante e, inclusive, de muitas pessoas de fora da cidade, que vieram visitar seus entes queridos. “Tudo está ocorrendo tranquilamente, não tivemos nenhum tipo de problema, nem durante a fase de obras e lavagens dos túmulos, nem durante a visitação”, completou.

O Dia de Finados contou com uma programação religiosa bastante eclética. O Ministério de São Matheus levou um grupo que abordavam as pessoas para consolá-las após as visitas aos túmulos de familiares, a Igreja Universal realizou evangelizações, pregações e palestras. O espiritismo também esteve presente através da Umbanda e Candomblé. A igreja católica realizou missas ao decorrer do dia com os padres Gerson e Javier e os freis Cardoso, Ângelo e Toninho.

Ao longo do dia, muitas pessoas passaram pelo túmulo de seus familiares e pararam para fazer um terço em frente ao Cruzeiro, onde queimavam muitas velas. Os túmulos mais visitados foram o de Ritinha Emboava, falecida em 1931 com lepra, local onde alguns acreditam que o mesmo realiza milagres e deixam velas para a senhora, que vivia reclusa em casa, para não contagiar os demais com sua doença. No entanto, Ritinha nunca foi canonizada ou reconhecida pela igreja católica.  Outros túmulos bem visitados foram o do ator global santa-cruzense Umberto Magnani, morto em abril de 2016 durante gravação da novela Velho Chico e do médico Aluísio Zacura, que faleceu no fim do ano passado após enfrentar um câncer raro. Aluísio era psiquiatra e atendia na rede pública e na Santa Casa e era muito querido por pacientes e pela população em geral, pois dava palestras motivacionais, onde falava abertamente sobre sua doença e sua história de superação.

O Cemitério da Saudade de Santa Cruz conta com aproximadamente oito mil túmulos, as visitas acontecem de segunda a segunda, das 7h às 18h. Já os de Caporanga e Sodrélia contam com aproximadamente mil túmulos, cada.

Ambulantes

Pela primeira vez, todos os ambulantes interessados em comercialização durante o feriado de Finados em frente ao cemitério foram isentos de taxas. Segundo o departamento de fiscalização do município, 46 comerciantes se inscreveram, mas apenas 30 compareceram para trabalhar. Entre as vendas existiam flores, alimentos, bebidas e até roupas.