< Voltar

Etec abre inscrições para vestibulinho de cursos técnicos para o 2º semestre

Publicada dia 03/05/2018 às 18:57:13

Mayrilaine Garcia

etec-abre-inscricoes-para-vestibulinho-de-cursos-tecnicos-para-o-2-semestre


Estão abertas as inscrições do Vestibulinho Etec para os cursos Técnico em Administração, Agroindústria e Técnico em Segurança do Trabalho. Os estudantes do 2º ou 3º ano do Ensino Médio ou aqueles que já concluíram podem se inscrever até o dia 25 de maio pelo site www.vestibulinhoetec.com.br.

Segundo o coordenador do curso Técnico em Administração, Cássio Roberto Figueira, o vestibulinho terá 50 questões objetivas e será aplicado no dia 24 de junho.

Cássio conta que antes de serem abertas as inscrições a Etec faz uma avaliação de demandas que justificam o potencial do curso na cidade, e, aqueles que superam as expectativas são aprovados. “Santa Cruz é uma cidade que tem potencial econômico, voltado para a indústria, o que atende a necessidade de novos administradores, por exemplo”, opina.

Por isso o coordenador considera que é importante para qualquer pessoa fazer o Técnico em Administração, pois é um curso que deve ser usado em várias áreas profissionais. “É um curso dinâmico, pois temos disciplinas que envolvem várias áreas como gestão de pessoas, finanças, marketing, produção, logística, contabilidade e gestão empresarial, então tem uma visão global de conhecimento, podendo atuar em muitos setores”, relata.

Cássio conta que todos os cursos técnicos da Etec fazem parte da parceria entre a escola e indústrias do município que têm um projeto de aprendizes, em que dão a oportunidade dos jovens de 16 a 24 anos, trabalharem em uma empresa que está à procura de funcionários, de acordo com a área que o estudante está. 

Além disso, Cássio garante a qualidade do ensino em sala de aula. “Alguns de nossos professores de vários cursos tiveram experiências em indústrias, empresas e passam isso em sala de aula, o que leva conhecimento e propriedade aos alunos. Outra vantagem é que são cursos rápidos, de 1 ano e meio, mas com estudos voltados ao que o mercado procura”.

Considerando que os cursos são voltados para o potencial econômico da região, há predominância também na busca pelo agroindústria.   

O coordenador do curso, Gustavo Zacura, conta que antes os perfis de alunos que se interessavam eram mais específicos, mas atualmente se encontra uma grande diversidade. “Percebo que os alunos estão vendo o potencial do curso técnico, o que gera maior variedade, temos alunos do 2º ano do ensino médio, que buscam o curso para aprimorar conhecimentos, como também aqueles que escolheram a profissão, mas querem começar aprendendo antes de se integrar no mercado, além deles também temos alunos que já são profissionais e buscam os cursos para se aperfeiçoar”.

Para quem se interessa no curso de Agroindústria, Gustavo detalha o que os alunos vêem na grade de ensino. “Os alunos aprendem desde a parte do preparo da terra para plantação, a colheita, um pouco da distribuição e a conservação final dos alimentos”.

Para o coordenador, além de atender o potencial do cenário econômico, o curso busca relacionar o que está em alta no mercado com os estudos dos alunos. “Atualmente estamos com um projeto de atividade prática chamado tecburguer, nele os alunos produzem os famosos hambúrgueres gourmets, escolhendo três tipos de carnes que querem usar. Assim eles conhecem todo o processo de fabricação do produto que comercializamos”, revela o coordenador.

Cada curso técnico que está com as inscrições abertas para o vestibulinho têm 40 vagas, sendo as aulas no período noturno. A prova será feita no dia 24 de junho, na escola Sinharinha.