< Voltar

Estudar inglês desde cedo facilita o aprendizado

Publicada dia 13/03/2019 às 12:44:07

Thaís Balielo

estudar-ingles-desde-cedo-facilita-o-aprendizado


A importância de saber um segundo ou até terceiro idioma hoje em dia é muito grande para o mercado de trabalho. Pensando no futuro dos filhos, muitos pais já matriculam seus filhos ainda crianças em escolas de idiomas. A empresária Elisangela Soares Ueda, da escola Wizard de Santa Cruz explicou ao Atual a importância dessa iniciativa.

Atual – Qual a importância de aprender o segundo idioma desde cedo?

Elisangela – Aprender inglês durante o período de alfabetização faz com que a criança assimile as características do idioma ao mesmo tempo em que desenvolve o português. A metodologia da Wizkids traz o inglês de qualidade da maior rede de ensino de idiomas do mundo para o dia a dia da criança. Todo o aprendizado é feito de acordo com a idade em que ela está, por meio de atividades, jogos, músicas e brincadeiras. A criança aprende um novo idioma se divertindo.

A – Na Wizard, vocês têm turmas a partir de qual idade?

E – Nossas turmas são a partir dos quatro anos de idade. Toda a estrutura é pensada para a criança se sentir em casa. Desde o mobiliário e decoração até o espaço especial para realizar brincadeiras e gincanas. Além disso, contamos com professores capacitados no idioma e no ensino infantil, respeitando a idade e o processo de aprendizagem da criança. Os familiares possuem acesso aos resultados pedagógicos e a evolução da criança no aprendizado do idioma por meio de reuniões com a equipe de professores, além de termos um aplicativo de acompanhamento exclusivo: a agenda digital para os alunos Kids.

A – Quando se aprende desde criança, tem mais facilidade na pronúncia?

E – Começar cedo possibilita um aprendizado sem vícios anteriores ou sotaques, fatores que podem dificultar o estudo no futuro. Nesta idade o aluno assimila toda a língua de acordo com o que ouve, uma vez que ainda não lê ou escreve, sendo assim a capacidade de internalização da pronuncia é muito mais aguçada, facilitando uma pronuncia mais limpa e fluente.

A – Vocês percebem a diferença nas turmas de pessoas que começaram a aprender o inglês depois de mais velhos?

E – Sim, a diferença é nítida. Os alunos que iniciam a formação após a idade infantil já passaram pela formação da língua mãe pelo cérebro, sendo assim a assimilação de um segundo idioma (tanto na parte da escrita e leitura, quanto na parte da audição e da fala) se dá com maior dificuldade. Isso não restringe o aprendizado, mas pode atrapalhar na internalização do conteúdo a ser aprendido, como atrapalhar a fluência, memorização de palavras e estruturas e dificuldade auditiva, por exemplo.