< Voltar

Estudantes se preparam para a prova do Enem

Publicada dia 26/10/2018 às 19:48:12

Thaís Balielo

estudantes-se-preparam-para-a-prova-do-enem


Porta de entrada para diversas universidades, o Enem, está chegando e com isso os estudantes estão na reta final dos preparativos para fazer uma boa prova. Desde 2017 a prova acontece em dois domingos seguidos e é dividida por áreas de conhecimento. Antes disso a prova era realizada em apenas um final de semana (sábado e domingo).

No dia 4 de novembro ocorre o exame de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No dia 11 de novembro será a vez da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Professora de história no Ensino Médio e em cursinho pré-vestibular, Iasia Mayara Sanches, 31, lembra que o formato atual do Enem, tanto de sábado e domingo, quanto de dois domingos, iniciou em 2009 quando o exame passou a ser uma porta de entrada para as universidades e a exigência dele passou a ser maior.

Ela lembra que em sua época de estudante, o Enem acontecia em apenas um dia com todo o conteúdo testado de uma vez. “Era uma carga grande de questões. Agora que foi dividido entre dois domingos facilita bastante por dar um descanso para o corpo e mente”, acredita.

Iasia afirma que a divisão em dois domingos facilita ainda mais para os alunos que não precisam fazer grandes deslocamentos para prestarem a prova. “Dá mais tempo para eles se prepararem. Não que uma semana fará diferença no aprendizado de conteúdo, mas a preparação em termo de cansaço, stress, e pressão emocional é melhor. O que mais pesa é a redação e dá aquele tempo para que possam respirar fundo e se acalmarem. A questão do emocional é o que pega mais”, garante.

Preparação

 Para Iasia, a principal dica para o Enem é uma preparação séria e firme ao longo de todo o ensino médio. “Não é só chegar às vésperas do Enem e dedicar-se a uma rotina mais intensa de estudo. É preciso já ter a consciência que terá esta prova desde que entra no Ensino Médio. Fazer a prova como treineiro também é muito bom para já ter uma experiência do que vai enfrentar”, aconselha.

Na hora da prova, Iasia indica que é preciso ter bastante calma e confiar naquilo que já estudou e nunca esquecer que a leitura atenta às questões é fundamental.  “A preparação está em uma rotina de atenção às aulas e de ir além dos desafios que o professor propõe. O professor não é alguém que despeja conhecimento em cima do aluno, ele é um desafiador. O aluno que aceita o desafio e busca conhecimento além daquele oferecido em sala de aula, com certeza tem o aspecto fundamental que o Enem busca”, afirma.

Para a redação Iasia lembra que uma rotina de leitura é fundamental. “Saber o que está acontecendo no nosso país, a realidade. Os fatos mais marcantes no Brasil e no mundo. Às vezes esquecemos de olhar o mundo a nossa volta. Diálogo com o presente, olhar o passado, as lutas, as construções, para fazer uma excelente redação que é o carro chefe do Enem. A busca pelas informações, leitura de jornais é muito importante. Rotina de estudos além da sala de aula.

Fazer as questões com calma, deixar as mais difíceis para o fim. Aquele que lê e reflete antes de responder tem mais chance”, garante.

O descanso adequado nos sábados antes da prova também é fundamental. “É bom dormir bem e ter uma boa alimentação, até atividade física para diminuir o stress é indicada”, diz.

Estudantes

Barbara Biancon, 20, prestou o Enem em 2016 quando ainda era sábado e domingo. Ela acredita que o novo formato ajude a refrescar a cabeça entre as provas e revisar a matéria. No ano que prestou, sua preparação foi estudando por apostilas e vídeos aulas no YouTube. Apesar do esforço ela não conseguiu entrar na faculdade que queria. Este ano ela irá prestar Agronomia na Uenp.

A estudante Bruna de Souza Prezoto, 17, irá prestar o Enem pela primeira vez este ano valendo vaga no curso de medicina que sonha. Em 2017 ela prestou a prova como treineira.

Ela está se preparando para a prova com cursinho preparatório e uma rotina de estudos em casa. Ela garante que nos dias anteriores às provas não irá fazer nada, apenas descansar. “Não adianta mais pensar no que não sabe e estudar um dia antes”, garante.