< Voltar

Empresa santa-cruzense desafia alunos a criarem maquetes com projetos sustentáveis

Publicada dia 15/06/2018 às 21:51:12

Laura Teixeira

empresa-santa-cruzense-desafia-alunos-a-criarem-maquetes-com-projetos-sustentaveis


O comitê de sustentabilidade da empresa Special Dog e o Centro Cultural Special Dog desenvolveram o “Projeto Inspirar – Inspirando Jovens Líderes para a Sustentabilidade”, em parceria com cinco escolas de Santa Cruz, que foram Frei José Maria Lorenzetti, Professor Arnaldo Moraes Ribeiro, Professora Zilda Comegno Monti, SESI e Colégio Camões, em que cada uma selecionou oito alunos do último ano do ensino fundamental, chegando ao total de 40 membros, que receberam a missão de criar maquetes com conceitos sustentáveis.

Segundo o gerente de sustentabilidade da Special Dog, João Paulo Figueira, foram divididos cinco grupos, tendo em cada um, alunos de todas as escolas, e com uma temática a ser trabalhada. “Além de promover a sustentabilidade, o intuito era desenvolver a integração entre escolas particulares e públicas para melhorar o desenvolvimento da autodisciplina e relação em trabalhos em grupos, pois todos estavam unidos pelo mesmo objetivo”, considera.

João conta que previamente a produção das maquetes, os alunos participaram de uma visita na empresa. “Tivemos um encontro para apresentá-los aos projetos sustentáveis in loco para servirem de inspirações, pois isso definiria posteriormente os temas a serem trabalhados, que foram os seguintes: Estação de Tratamento de Efluentes, Energia Solar Fotovoltaica, Sistema de Compostagem e Gestão de Resíduos Sólidos”, explica.

 A partir disso, ao longo de um mês, os estudantes se reuniram uma vez durante cada semana, para a produção, que foi coordenada pelo professor Alexandre Paulino. “Eles tiveram toda a responsabilidade da criação, então, tiveram que estudar, encontrar meios úteis, de acordo com a regra principal que era a utilização de materiais com descartes recicláveis, evitando, por exemplo, a utilização de plástico e isopor”, relata.  

O resultado foi exposto na última segunda-feira, 4, em que cada grupo fez a apresentação oral à banca de jurados, composta pela Secretária Municipal de Educação Silvia Gazola, Luciano Massoca, Secretário Municipal de Meio Ambiente, Luiz Carlos Cavalchuki, diretor da ONG Rio Pardo Vivo, Paulo Mendonça, consultor ambiental, pelo professor Alexandre Paulino e pelo vereador Edvaldo Godoy. Os participantes ganharam medalhas e camisetas, no entanto, os três primeiros colocados levaram mais algumas premiações, incluindo uma bolsa térmica para o terceiro, um dia de passeio em um Hotel Fazenda para o segundo, e, o vencedor, levou todos esses prêmios, mais uma mochila da empresa, sendo este, o grupo que debateu sobre o tema Energia Solar Fotovoltaica, que respeitou todos os critérios: compatibilidade do que foi apresentado com o tema proposto, estética, materiais recicláveis usados, e, defesa final do trabalho.