< Voltar

De forma inédita, santa-cruzense terá dupla graduação em Direito

Publicada dia 12/09/2019 às 11:17:51

Arquivo Pessoal

de-forma-inedita-santa-cruzense-tera-dupla-graduacao-em-direito


A estudante do 5º ano de Direito da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Lara Helena Pinheiro Lopes, de 22 anos, será a primeira acadêmica a ingressar no programa de dupla graduação que a Instituição tem, em convênio com a Universidad de Murcia (UM), da Espanha. Natural de Marília, mas residente em Santa Cruz há muitos anos, Lara chegou à Espanha nesta semana e deve ficar por lá até julho de 2020.

O acordo entre as Universidades paranaense e espanhola foi firmado em março de 2018. Lara soube do programa e logo se inscreveu. Ela relata que sempre teve como objetivo ingressar em algum projeto de internacionalização. “Eu queria alguma oportunidade que realmente pudesse agregar para o meu currículo, e não apenas a experiência no exterior”, argumenta.

Ao concluir seu curso, a acadêmica terá dupla graduação em Direito, tanto pela UENP, como pela UM. Com isso, a universitária poderá atuar como bacharel tanto em território brasileiro, como nos países que fazem parte da União Europeia (UE). Universitários espanhóis também poderão estudar na UENP e obter a mesma dupla titulação. 

“Fico feliz de ser a primeira aluna a ingressar neste convênio. É uma oportunidade muito boa para mim. Irá abrir portas na carreira um diploma que vale no Brasil e em toda a União Europeia. Além disso, será uma experiência de vida e uma chance de aperfeiçoar meu inglês e espanhol”, diz.

Lara foi a primeira aluna da UENP a utilizar o convênio e teve que descobrir muita coisa sozinha, apesar de ter tido muito apoio da universidade. “Agora que já sei o caminho poderei ajudar os próximos alunos que quiserem ingressar no programa. Facilita muito ter alguém que já passou por isso para dar as dicas e os caminhos”, afirma.

Quando conversou com a reportagem, Lara ainda não tinha tido as primeiras aulas na universidade, mas relatou estar muito contente com a recepção no país estrangeiro e encantada com o local onde irá morar nos próximos meses. “São pessoas muito organizadas, cidade arborizada, construções antigas muito bonitas. O principal que já percebi é a educação das pessoas e a paciência que eles têm com os estrangeiros”, relata.