< Voltar

Caldos funcionais são opções menos calóricas para se aquecer no inverno

Publicada dia 13/07/2018 às 17:18:21

Mayrilaine Garcia

caldos-funcionais-sao-opcoes-menos-caloricas-para-se-aquecer-no-inverno


O inverno chegou e, nada melhor que incluir sopas e caldos nos cardápios em casa para aquecer, principalmente, às noites. Mas, o fato é que esses pratos em maioria são muito calóricos, o que pode não ser tão saudável para a saúde, sobretudo nesse tempo climático, que, quando consumidos em maior frequência podem ocasionar doenças. Porém, considerando a dificuldade em resistir, algumas adaptações mais saudáveis podem ser feitas para que sejam ingeridos sem tanto peso na consciência, esse é o caso dos caldos funcionais, como indica a nutricionista Ana Claudia da Cruz. “Sabemos que alimentos funcionais são aqueles que trazem benefícios à saúde, e é o que oferece um caldo funcional, que pode, por exemplo, ser usado para prevenção de diabetes, redução de doenças crônicas, entre outros problemas que podem ser afetados com a má alimentação”, diz.

A nutricionista conta que são vários os ingredientes que podem ser substitutos e inclusos, por isso, no preparo de cada prato pode-se pensar nos benefícios, trazendo combinações. “São desde pratos comuns, como caldo de legumes caseiro feito com salsão e cravo, caldo verde que pode acrescentar folhas de louro e biomassa de banana verde, até outros mais diversificados, como o caldo de abóbora cabotiã com semente de girassol, que auxilia na prevenção de doenças como derrame e infarto. Além de outros como o tomate, que é rico em licopeno, antioxidante que auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer, e, as folhas verdes que ajudam a prevenir envelhecimento precoce, assim como as oleaginosas que têm efeito anti-inflamatório”, informa.

Além disso, a profissional diz que alguns têm também propriedades desintoxicantes, como o, chuchu, pepino, espinafre e couve, que podem ser usados por pessoas que desejam aderir a dieta detox. “Esses alimentos agem na limpeza do organismo, e também têm muitas receitas, como o caldo de couve com pepino que tem a função diurética”, indica.

Mas não só os ingredientes precisam ser mais saudáveis para tornar o caldo funcional, Ana Claudia aponta que os temperos industrializados devem ser excluídos para dar preferência aos naturais, que potencializam os benefícios do caldo funcional. “A cebola, o alho, coentro, tomilho, alecrim, sálvia, salsão e louro, são ótimos, contém muitas propriedades e proporcionam deliciosos sabores”, complementa.

Com tanta variedade, a nutricionista considera que os caldos funcionais oferecem bons proveitos, e, também praticidade. “São muitos alimentos diversificados que permite muitas combinações evitando que, por exemplo, um paciente em dieta enjoe de o plano alimentar. Fora que são práticos os preparos, e podem ser congelados para consumir outras vezes, podendo ficar até 90 dias no congelador sem perder as propriedades”, conclui.