< Voltar

Bicicletas se tornam (ainda mais) essenciais durante a pandemia

Publicada dia 22/05/2020 às 14:36:14
Informe Publicitário

Arquivo Pessoal

bicicletas-se-tornam-ainda-mais-essenciais-durante-a-pandemia

Diego Singolani


Entre os esforços globais no enfrentamento ao novo coronavírus, o distanciamento social, até o momento, tem sido encarado como a principal arma contra o "inimigo invisível". O tema mobilidade está permanentemente na agenda do dia e, com ele, a bicicleta assumiu um papel de protagonismo em meio a crise sanitária e econômica. Seja como ferramenta de trabalho, mantendo os serviços de delivery, ou como alternativa ao transporte público, quase sempre lotado nas grandes cidades, as bikes têm conquistado mais adeptos e, com isso, os profissionais especializados na manutenção também se destacam - no Estado de São Paulo, as oficinas de reparo em bicicletas foram consideradas atividades essenciais durante a quarentena.

Em Santa Cruz do Rio Pardo, o empresário Jesiel Garcia, proprietário da oficina Estação Bike, adaptou o seu negócio para atender os clientes com total segurança. "Agendamos horário e também buscamos a bike. Dentro da oficina, todas as bicicletas são devidamente higienizadas e o uso de luvas e máscara é obrigatório", afirma Jesiel. "Antes e depois de cada manutenção, usamos álcool em gel nas regiões de contato, como manoplas, quadro e selim, que são posteriormente forrados com papel toalha até a entrega para o cliente", explica. Para atender a demanda crescente, a Estação Bike ainda adotou medidas de assepsia em toda a estrutura da loja, como a higienização do piso e das ferramentas.

Incentivo

A Europa já reconheceu a importância de se incentivar o uso da bicicleta nos trajetos urbanos. Na França, por exemplo, foi criado um fundo de 20 milhões de euros (R$ 120 milhões) durante a pandemia para fomentar a prática do ciclismo. Boris Johnson, primeiro ministro do Reino Unido, defendeu a importância de estimular transportes verdes como a bicicleta, temendo que o medo de aglomerações leve a um  aumento desenfreado no uso dos carros. A Organização Mundial da Saúde (OMS) também se manifestou, orientando as pessoas a darem preferência à locomoção feita com bicicletas ou a pé.

De acordo com a  Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), a expectativa para o setor de bicicletas para 2020, antes da pandemia, era de uma aumento nas vendas de 28% em comparação com o ano passado, o que representaria 987 mil unidades no total.

Na oficina Estação Bike, além dos reparos e venda de acessórios, Jesiel Garcia decidiu incentivar a prática do ciclismo durante a pandemia oferecendo o serviço de higienização completa das bicicletas gratuitamente a todos os profissionais da saúde que procurarem o estabelecimento. "É uma forma singela de retribuir aos que estão na linha de frente desta crise", disse.

Serviço

Estação Bike

Rua Professor Lutegardes de Castro, 90 - João Picin / Santa Cruz do Rio Pardo

(14) 98223-1255