< Voltar

Alunos se inspiram em Greta para debater ambiente

Publicada dia 29/11/2019 às 13:35:58

Thaís Balielo

alunos-se-inspiram-em-greta-para-debater-ambiente


A ativista ambiental Greta Thunberg, ficou famosa ao discursar na Cúpula do Clima da ONU (Organização das Nações Unidas) deste ano sobre a necessidade de políticas ambientas para conter o aquecimento global. Ela se tornou ícone de manifestações ambientais em mais de 150 países e inspirou os alunos do Colégio Camões de Santa Cruz do Rio Pardo.

A professora de português e redação Layss Pinheiro revelou que o discurso da Greta causou um impacto nos alunos da oitava série que ficaram com muitos questionamentos. “Então, em vez de darmos respostas, instigamos à pesquisa. Os alunos formaram grupos e pesquisaram sobre a história das conferências sobre o clima, desde a década de 80. Com toda a pesquisa, nasceu a vontade deles de dar a opinião. Foram elaborados discursos e eles simularam uma segunda edição da cúpula da Terra dentro do colégio”, relata.

Layss explica que os alunos pesquisaram os países signatários e os acordos assinados. Depois o que foi ou não foi cumprido. Pesquisaram também as leis ambientais, sobretudo do Brasil, e os fenômenos que estão ligados ao aquecimento global, a ação humana. Buscaram saber o que dizem as maiores autoridades científicas sobre o assunto, e foram então ver o que os líderes mundiais falam sobre o assunto.

A apresentação simulando a Cúpula da Terra aconteceu na quarta-feira, 20, evolvendo filosofia, português e redação, mas o projeto deve ter continuidade e envolver outras disciplinas como ciências e geografia para ser incorporado à Feira do Livro realizada pelo colégio.

A apresentação foi realizada para alunos do segundo ano do Ensino Médio. Layss lembra que nesta idade de 14 anos eles têm muita vergonha. “Trabalhei muito o emocional, além de técnicas respiratórias como marcar ritmo, pausar, falar com o corpo, com gestos, com olhar”, afirma.

A estudante Marina Costa e Rosa, 14, foi uma das apresentadoras de argumentos para a simulação da cúpula. “Foi um trabalho que teve bastante participação de toda a turma. Sempre gostei de falar sobre este assunto. Realmente acredito que as autoridades têm que tomar providências urgentes contra o aquecimento global”, diz.

“Com este projeto eles aprenderam a buscar informações para poder opinar. Nesta época em que as Fake News estão tão em alta, é muito importante saber se informar antes de argumentar”, ressalta a professora.