< Voltar

Alimentação rica em grãos, além de saudável pode ser saborosa

Publicada dia 30/10/2018 às 14:03:49

Thaís Balielo

alimentacao-rica-em-graos-alem-de-saudavel-pode-ser-saborosa


Alimentação rica em sementes, grãos, alimentos sem glúten, sem açúcar, e sem conservantes para muitos pode ser sinônimo de comida sem graça e difícil de fazer. No entanto a proprietária do Armazém Santa Cruz, Silvana Vanessa Mamede, ensina que é possível utilizar ingredientes saudáveis para deixar a comida ainda mais saborosa.

Silvana lamenta que muitos ingredientes da moda por terem fatores que ajudam a emagrecer sejam usados de forma errada e faz com que sofram preconceito. “Tem que fazer o uso inteligente dos ingredientes, não pode ouvir que farinha de maracujá é boa para a saúde e jogar no prato de comida que fica horrível. Faz uma panqueca e coloca a farinha, faz algo saboroso, coloca em um bolo”, exemplifica.

A comerciante e o marido trabalhavam em uma corretora de seguros e estavam estressados, a mudança na alimentação deu qualidade de vida ao casal que resolveu mudar de ramo e abrir um armazém secos e molhados aos moldes das vendas de antigamente com os produtos a granel.

“Nosso objetivo é que as pessoas tenham cada vez mais uma alimentação mais saborosa, mais nutritiva e sem essa ideia de estar fazendo dieta. É um caminho sem volta, depois você não quer mais comer as coisas que comia, pois elas vão perdendo o sabor. Quando você muda a comida e a comida muda você, o resultado é muito rápido”, garante.

Alimentos integrais, grãos e sementes ajudam muito na digestão e podem melhorar a qualidade de vida. Silvana disse gostar muito de usar sementes como a de abóbora na comida, tanto em farofas como em saladas. “O grão de bico dá para fazer muita coisa, desde um petisco temperado, até um estrogonofe. A proteína de soja também é um coringa na cozinha. Pode jogar na salada, no feijão”, exemplifica.

Outra dica é colocar no arroz cereais com quinoa. Tem risoto de quinoa e salada. “No arroz eu coloco muita coisa, como sementes, quinoa, gergelim, tudo deixa o arroz mais crocante. Muita gente reclama que o arroz integral é seco, mas podemos colocar alho poró, ou tomate e temperos”, diz.

Petiscos

Silvana lembra que até na hora dos petiscos com a cerveja do fim de semana dá para ser saudável. Ela afirma que os petiscos nutritivos são muito saborosos e muitos esgotaram na primeira semana de vendas no Armazém. O milho espanhol com mostarda, soja saborizada, chip de banana verde, chip de legumes.  “São petiscos que realmente alimentam e são nutritivos”, garante.