< Voltar

Três Tambores atraem cada vez mais adeptos ao esporte

Publicada dia 15/03/2019 às 17:41:23

Claudio Antoniolli

tres-tambores-atraem-cada-vez-mais-adeptos-ao-esporte


Criada no Texas, EUA, na década de 40, a prova de Três Tambores nasceu para que as mulheres pudessem ocupar o seu espaço no rodeio, já que as montarias são dominadas pelos homens. No Brasil a modalidade chegou através da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Quarto de Milha (ABQM), e hoje está presente na maior parte dos rodeios pelo País.

Apesar de as provas em rodeios serem disputadas por mulheres, Três Tambores também é praticado por homens, principalmente em competições exclusivas da modalidade.

Em Santa Cruz do Rio Pardo, o esporte é bastante procurado, em especial por crianças e adolescentes, e existe uma escola no rancho São Luiz no bairro da Graminha, de propriedade de Célio Vieira de Andrade, o Celinho como é conhecido. “Temos esse trabalho há mais de 20 anos, começamos no Recinto José Rosso, até conseguir montar aqui no rancho, onde já estamos há seis anos”, comentou Celinho.

O idealizador do projeto tem a companhia do seu filho, Jean Milo de Andrade, que ajuda o pai nos trabalhos. “Sempre vivi neste meio, não tem como não gostar”, fala Jean.

A escola tem hoje em torno de 25 alunos, entre homens e mulheres. “Não tem idade para começar, temos aqui hoje alunos a partir dos três anos, e é engraçado que às vezes a criança chega aqui morrendo de medo de subir no cavalo, e no dia seguinte já sai correndo e não quer mais parar”, disse Jean.

Celinho disse que a maior dificuldade do esporte são os valores. “Não é um esporte barato, tem os cuidados com os cavalos, são muito bem tratados, hoje um bom cavalo de competição pode variar de R$ 30 a 50 mil reais”, explica.

Além das aulas, Celinho promove várias competições em seu rancho, com participação de atletas de vários cantos do País. E ainda fala com muito orgulho de um grande resultado conseguindo por um dos seus pupilos no ano passado, quando Pedro Lorenzetti, foi vice-campeão mundial. “Infelizmente ficamos atrás apenas da Argentina, logo a Argentina”, brinca. A competição foi disputada em Londrina, com a presença de atletas das mais variadas partes do mundo.

Questionado quais os benefícios do esporte, Jean respondeu com convicção que não existe um esporte melhor contra o estresse do que os Três Tambores. Seu pai concluiu dizendo que o esporte também faz a união entre as famílias dos competidores.