< Voltar

Santa-cruzense garante terceiro lugar em concurso de fisiculturismo

Publicada dia 03/04/2019 às 12:49:25

Renan Alves

santa-cruzense-garante-terceiro-lugar-em-concurso-de-fisiculturismo


O santa-cruzense Leonardo de Carvalho, com apenas 15 anos de idade garantiu a terceira colocação em um campeonato de fisiculturismo em São Paulo (SP) para estreantes com idade entre 15 e 16 anos, na categoria men's physique. Essa foi a primeira vez que o jovem participou de um concurso.

Segundo Leonardo, a categoria men's physique evidencia-se por um motivo, não é apenas uma competição de fisiculturismo – competições que avaliam os corpos mais musculosos e definidos -, mas, sim um concurso de beleza. “Seus participantes são avaliados como modelos, potencialmente capacitados para serem capas de revistas fitness. Logo, questões como simetria corporal – músculos e ossos -, beleza facial e penteados bonitos, são quesitos a serem avaliados”, afirma.

Os elementos característicos são: a necessidade do uso de bermudas em sua apresentação em competições, harmonia corporal – segundo a IFBB (Federação Internacional de Fisiculturismo e Fitness), um corpo de um participante campeão é nem muito musculoso, nem muito magro, ou seja, o meio termo – e notória beleza dos competidores – cuidados com cabelo e tom da pele.

Para Matheus de Marqui Tavares, profissional que acompanha o jovem, o corpo no nível competitivo deve seguir uma rotina regrada de treinos e alimentação. “Tem que abdicar de muitas coisas pra realizar seu sonho de pisar em um palco de fisiculturismo pela primeira vez, também teve que dar os seus pulos pra conseguir dinheiro pra conseguir competir (por que esse é um esporte caro e precisa de um alto investimento) então ele vendeu rifas, algumas empresas de suplementos o ajudou, e, seu treinador Rafael Siqueira, pagou a inscrição e as passagens para ele e cuidou de toda a dieta e treinos preparatórios”, explicou.

“Quando eu vi o Leonardo em uma academia, percebi que ele tinha potencial, tinha um corpo que se encaixaria na categoria e o mais importante, tinha força de vontade. Fiquei ainda mais surpreso quando ele me falou que tinha apenas 15 anos”, conta Tavares, que possui um canal no YouTube sobre o assunto e já convidou Leonardo para diversas participações.

Como conselho, Matheus sempre orienta o jovem a tratar o esporte e as competições como um hobby e não como uma profissão. “Falo pra ele que tem que dar foco máximo em estudos e trabalho por que isso que vai trazer um retorno financeiro e que vai fazê-lo ter um futuro de sucesso, a gente ama o fisiculturismo, mas é o um esporte que você precisar ter um alto investimento pra chegar a um corpo de competição e o retorno que ele te traz é muito pouco”, finaliza.