< Voltar

Parceria leva ginástica laboral para empresas

Publicada dia 20/08/2018 às 11:51:15

Claudio Antoniolli

parceria-leva-ginastica-laboral-para-empresas


O fisioterapeuta Lucas Batista Oliveira, em parceria com a Associação Comercial de Santa Cruz do Rio Pardo, leva um projeto de ginástica laboral para colaboradores de mais de 40 empresas do município.

A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, no horário de funcionamento, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforços repetitivos e algumas doenças ocupacionais.

A ginástica se baseia em alongamentos de diversas partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e membros inferiores, sendo os alongamentos diferentes para cada função exercida pelo trabalhador. Esse tipo de ginástica não é de intensidade alta e ocorre num curto período de tempo, assim não cansa e nem sobrecarrega o funcionário.

As aulas duram no máximo quinze minutos, e são aplicadas no início do expediente ou ao final do dia. O programa é oferecido de forma gratuita pela ACE aos seus associados. “Nós começamos o projeto em 2013, e felizmente está dando muito certo, existe até uma pequena fila de espera”, comentou Lucas.

Segundo o fisioterapeuta, pela manhã, os exercícios ajudam a pessoa a ficar mais disposta e atenta para o trabalho, já no final do expediente, ajuda ela a tirar o estresse acumulado ao longo do dia, como uma forma de relaxamento. “Muitas empresas têm afastamentos por lesões ocorridas no trabalho, e a nossa função é ajudar a prevenir estas lesões, melhorar a produtividade do trabalhador ao longo do dia, deixando-o com mais disposição mental e física, e claro, faz com que haja interação entre os colaboradores e empresários”, ressaltou.

Muitas empresas gostaram tanto da ideia que costumam realizar os exercícios mesmo nos dias em que o fisioterapeuta não pode estar presente, mas tudo com a orientação do profissional.