< Voltar

85 lutadores de Jiu Jitsu foram graduados em Santa Cruz

Publicada dia 07/12/2018 às 11:17:25

85-lutadores-de-jiu-jitsu-foram-graduados-em-santa-cruz


Na noite da última quinta-feira, 29, a Academia Moovit de Santa Cruz do Rio Pardo realizou a graduação de 85 lutadores de Jiu Jitsu, de várias idades a partir de 4 anos, que fazem parte da academia em Santa Cruz, Ourinhos e Fartura.

Segundo Marcio Campanha, diretor da Moovit, esse evento sempre acontecia em Bauru, e depois de 20 anos é a primeira vez que a graduação acontece em Santa Cruz.

Campanha explicou o que é a graduação no Jiu Jitsu. “É quando a pessoa avança de faixa, quando ela passa para a próxima fase, durante todo ano ela faz o processo de treinamento, preparando para a próxima faixa”, explica.

O Jiu Jitsu começa com a faixa cinza, depois amarela, laranja, verde, azul, roxa, marrom, preta, coral e vermelha.

Campanha também explicou que a mudança de faixa não se dá por resultados em competições esportivas. “Trocar de faixa não é ser bom de luta, ganhar de todo mundo. Na realidade o lutador tem que seguir os pré-requisitos da arte marcial, que é o respeito, o treinamento, o companheirismo, trabalho em equipe, tem várias coisas que importam mais do que a própria luta”, acrescenta.

O evento contou com a presença do Mestre Otávio de Almeida Júnior, faixa coral e um dos atletas com a maior graduação no país.

“Para a gente é uma honra enorme ter o mestre Otávio aqui hoje, ele é o ícone do esporte no estado de São Paulo, e está muito perto de se tornar faixa vermelha, que poucos conseguem”, finalizou Campanha.

O Atual conversou com Mestre Otávio, e ele revelou que começou no Jiu Jitsu com apenas três anos, ou seja, 62 anos dedicados ao esporte. “Comecei no Jiu Jitsu com três anos, eu hoje estou com 65 anos. Graças ao meu pai, foi ele quem introduziu o esporte para as crianças, diziam que o Jiu Jitsu era só para homens, ‘cabra macho’, então meu pai desenvolveu uma técnica toda voltada para as crianças”, revelou Otávio.

“Jiu Jitsu é uma filosofia de vida, traz vários benefícios, como segurança, autoconfiança, além do desenvolvimento de saúde, aeróbica. A tradução da palavra Jiu Jitsu é arte suave, e em nossa concepção a vida tem que ser suave”, finalizou o mestre.