< Voltar

“Truco entre Bares” movimenta mais de 150 jogadores

Publicada dia 26/08/2018 às 14:07:18

Claudio Antoniolli

-truco-entre-bares-movimenta-mais-de-150-jogadores


Um campeonato de truco agitará todas as terças e quintas-feiras de dez bares de Santa Cruz do Rio Pardo até o começo de novembro. O “Truco entre Bares” é organizado por Murilo Costa Sala, e está em sua nona edição. “A ideia surgiu comigo e com o Celio Guimarães, no início era truco e sinuca, mas hoje estou sozinho e estamos fazendo só o truco”, comentou Sala.

Murilo disse que já contou com a parceria da Secretaria Municipal de Esportes em alguns anos, mas quando a prefeitura participa, por lei, fica proibida a premiação em dinheiro. “Os bares pedem para a gente colocar uma premiação em espécie, no final da competição eles usam esses valores para fazer uma confraternização, então por isso não contamos mais com a prefeitura”, justificou.

O organizador considerou que 10 equipes é um bom número, mas para 2019 planeja a participação de mais bares. “Tínhamos mais dois bares querendo entrar, mas como o regulamento já estava pronto, se colocássemos mais dois ia ficar muito longo o campeonato, por isso ano que vem podemos ter a competição dividida em grupos, aí sim teremos mais equipes sem problemas”, concluiu Murilo.

Os dez bares jogarão entre sim em turno e returno, e os oito melhores passam para a segunda fase.

Confira a classificação após quatro rodadas:

1º Zé Maitan......... 16 pontos

2º Mano/Carla...... 13 pontos

3º Nei Branco........ 12 pontos

4º Pantanal

Piapara.................. 10 pontos

6º Minã................... 9 pontos

7º A.A.B.B.

Quiosque Pub

Bar do Saci............... 8 pontos

10º Sindicato............ 6 pontos

Truco

Um dos jogos mais populares no Brasil, o truco é um carteado muito popular no Brasil, mas é um jogo de séculos na Europa. Ele já foi motivo de dívidas e apostas altas entre a nobreza europeia e carrega várias particularidades.

Com uma origem não muito definida e diversas variações nos séculos passados, o truco tem um valor enorme nas mesas brasileiras e europeias.

O truco já existia no Brasil no mesmo período da Inglaterra clássica, sendo bem famoso entre os bandeirantes que exploravam o território de Minas Gerais. Eles aprenderam o jogo com os jesuítas vindos da Europa, e ficou ainda mais popular no final do século XIX.

Ao longo das décadas, o truco passou a ganhar suas particularidades e adaptações. O jogo se tornou tão popular no país que ganhou até o “Dia do Truco”, comemorado em 10 de julho.