< Voltar

Seleção virtual vem crescendo entre empresas

Publicada dia 08/11/2019 às 10:51:33

Thaís Balielo

selecao-virtual-vem-crescendo-entre-empresas


Ainda relativamente novo a seleção ou recrutamento virtual para trabalho vem ganhando espaço e muitas empresas estão aderindo como uma nova forma de encontrar os colaboradores que mais tem o perfil desejado. Redes sociais profissionais como LinkedIn vem sendo utilizadas para o processo.

Até mesmo quem não está procurando emprego pode ser recrutado através das redes sociais e chamado para um novo trabalho. Este foi o caso do santa-cruzense Júlio Henrique Balielo. Ele estava morando e trabalhando em Marília (SP) quando recebeu um convite para uma entrevista de emprego virtual para uma vaga em uma empresa de Ribeirão Preto (SP).

Mesmo sem ter procurado, Júlio foi encontrado, pois atendia os requisitos que a empresa buscava. Ele conta que começou a utilizar efetivamente a rede profissional LinkedIn em 2016 e procurou deixar sua página sempre atualizada. “Tiveram outros dois recrutadores que me procuraram antes desta empresa de Ribeirão. Depois que comecei na empresa de Ribeirão outras quatro recrutadoras entraram em contato”, conta. Júlio trabalha com sistemas e programação, mas acredita que a contratação virtual não seja uma exclusividade da área de informática.

“Existem vagas de todos os setores. Plataformas de seleção para vagas já existiam, mas o LinkedIn uniu todos. Todo mundo que tem ou tinha perfil em outras plataformas hoje tem também um perfil no LinkedIn. Isso facilita o contato direto. As empresas e as pessoas se encontram”, argumenta.

Recrutamento

Suédia Buzolin, sócia da empresa Personal Recursos Humanos, afirma que estes recursos virtuais vêm sendo utilizados cada vez mais. “Uma grande vantagem é poder buscar o perfil do candidato em leque maior de pessoas, consegue mais informações sobre as pessoas através destas redes sociais, não gasta papel com o cadastro, possibilita fazer a entrevista online alcançando candidatos de outras localidades, tudo isso diminuindo os custos da empresa”, pondera.

No entanto, Suédia acredita que a falta de contato pessoal na hora da entrevista, ainda seja um ponto fraco. “Na nossa empresa disponibilizamos fazer o cadastro para as vagas de forma online. Conseguimos recrutar de forma virtual quando é inviável trazer o candidato de longe, mas sempre que possível preferimos a seleção presencial”, diz.

Suédia aconselha quem procura vaga a deixar sua página sempre atualizada e tomar cuidado com o que publica. “Evitar informações desnecessários, comentários desnecessários, para não se expor demais. Tem que ser o mais profissional possível. O empregador procura pessoas de valores éticos, morais, e caráter”, afirma.