< Voltar

Postos de Santa Cruz estão sem etanol e sem gasolina

Publicada dia 27/05/2018 às 18:58:29

Mayrilaine Garcia

postos-de-santa-cruz-estao-sem-etanol-e-sem-gasolina


Todos postos de combustíveis de Santa Cruz do Rio Pardo estão sem etanol e gasolina. O último a encerrar o seu estoque foi o auto posto Ypê no início da noite deste domingo, 27. Segundo a ANP, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, estavam autorizados a vender gasolina e etanol os postos: Avenida, Maitan, Estação, Santa Cruz, Jardim Brasília, Graal Kafé, Confiança I, II e III, Beira Rio, Express, Limoeiro e Ypê.

Neste momento de crise, estocar combustíveis pode parecer uma boa ideia para quem precisa trabalhar, estudar e se locomover, mas quem fizer isso, corre risco de ser multado, preso, e até mesmo de causar incêndios e explosões.

Isso porque a estocagem de combustíveis só pode ser feita por estabelecimentos licenciados, e guardar esses produtos em quantidade constitui crime ambiental e crime contra a ordem econômica. A determinação é das leis federais 8.176/91 e 9.605/98. Para quem possui bastante em casa e pensa em aproveitar a oportunidade e vender, é válido ressaltar uma outra regulamentação, a portaria da Agência Nacional de Petróleo (ANP), de número 116 do ano 2000, que estabelece que combustível automotivo somente poderá ser vendido por pessoa jurídica com registro na ANP, além de exigir que o comércio seja feito por posto revendedor com tancagem para armazenamento e equipamento medidor.