< Voltar

Planejamento é chave para sucesso de viagens nas férias

Publicada dia 28/12/2018 às 12:40:06

Arquivo Pessoal

planejamento-e-chave-para-sucesso-de-viagens-nas-ferias


Com o verão e as férias, a procura por viagens aumenta. Nestas horas quem se planeja para organizar a viagem aproveita melhor o passeio. Gisele Mantovanelli Neves, da agência CVC de Viagens deu algumas dicas para os leitores do Atual.

Ela alertou que muita gente não dá a devida importância ao seguro viagem e se esquece que ele é obrigatório para a entrada em muitos países, correndo o risco até de deportação em determinados casos.

Gisele aconselhou a sempre pesquisar sobre os documentos necessários e fazer uma cópia de todos. Em viagens nacionais, seja de avião ou ônibus, é necessário que crianças menores de 12 anos estejam acompanhadas dos pais ou responsáveis e apresentem a Certidão de Nascimento ou RG. 

“Exceto os países que compõem o Mercosul, para todos os outros é obrigatório o passaporte, com validade de, no mínimo, seis meses da data de entrada no país. Não se esqueça de fazer uma cópia do passaporte, visto, das passagens e das reservas. Caso perca ou seja assaltado, o trabalho e a dor de cabeça será bem menor”, aconselha.

Em viagens de avião, Gisele lembra para levar uma bagagem de mão completa. “Para evitar imprevistos e transtornos com bagagem extraviada, não custa ter na mala de mão algumas trocas de roupas íntimas e algumas camisetas. Remédios de uso contínuo e aqueles básicos como para dores de cabeça, enjoos, entre outros”, disse.

Gisele ressaltou ainda a importância de fazer um roteiro de viagem. “Seja viajando sozinho, em família ou com amigos é interessante pesquisar sobre o destino que irá visitar e preparar, com antecedência, um itinerário de atividades e locais imperdíveis para que vocês consigam aproveitar a viagem da melhor maneira possível”, diz.

Destinos mais procurados – Segundo Gisele, os destinos do Nordeste seguem em alta e é a região preferida para viagens. Maceió (AL), Fortaleza (CE), Natal (RN), Salvador e Porto Seguro (BA), Recife e Porto de Galinhas (PE), são alguns dos mais buscados nesta época. Além desses destinos,  Caldas Novas (GO), Foz do Iguaçu (PR), e Balneário Camboriú (SC) são bastante procurados.

“Em relação ao cenário econômico, no que diz respeito a viagens, notamos que os brasileiros estão planejando a viagem com antecedência, aproveitando as promoções e o parcelamento em até 12 vezes, no boleto bancário ou cartão de crédito, para se programar”, afirma.

Apesar dos destinos nacionais serem os mais procurados (cerca de 70% do volume de embarques na alta temporada de verão), as viagens internacionais também têm lugar entre os consumidores.

“De maneira geral, as famílias com crianças buscam as infraestruturas dos Resorts pelo Brasil para as suas viagens de férias, além, é claro dos cruzeiros marítimos na costa brasileira. Já os casais preferem fugir um pouco dos resorts e buscar praias mais tranquilas como Cumbuco, Jericoacoara, Fernando de Noronha, entre outras”, cita.