< Voltar

Papelarias esperam vendas aquecidas para a volta às aulas deste ano

Publicada dia 17/01/2020 às 11:00:20

Diego Singolani

papelarias-esperam-vendas-aquecidas-para-a-volta-as-aulas-deste-ano


Após um 2019 modesto, lojistas do setor de papelaria em Santa Cruz do Rio Pardo estão animados com as vendas de volta às aulas. Nas próximas semanas, o movimento nos estabelecimentos deve se intensificar e a expectativa é de crescimento do faturamento em relação ao ano passado.

Muitos pais aproveitaram o 13° salário e anteciparam a compra do material escolar em dezembro. A grande maioria, porém, ainda prefere esperar a aproximação do início do ano letivo - entre a última semana de janeiro e a primeira de fevereiro, dependendo do colégio. De acordo com Regina Gonçalves, gerente do armarinho "Três Patetas", não ouve variação de preços ao consumidor nesse período. "Os produtos foram adquiridos em agosto do ano passado, então o preço é o mesmo praticado", afirmou. Já comparando à volta às aulas de 2019, o valor dos produtos subiu cerca de 6%, segundo a lojista. 

Regina afirma que a expectativa é de um aumento de vendas para este ano e que já é possível perceber um comportamento diferente dos consumidores na loja. "Eles estão comprando com mais segurança, com a sensação de que a economia está melhorando. Ano passado só se falava em crise. Esse ano, não", disse a gerente. Mesmo assim, ela revela que os pais estão sempre atentos aos preços, fazem cotação dos materiais e pechincham o quanto podem. Regina disse que uma das novidades deste ano foram os personagens e estampas diferenciadas lançadas pelas próprias marcas de material. “Tem agradado o público. O preço é mais em conta do que os produtos licenciados com imagens de personagens famosos”, explicou.

A expectativa de boas vendas também é confirmada por Eliana de Almeida Melo Mendonça, da “Stoke Papelaria”. A lojista diz que, entre as crianças, o sucesso do momento, disparado, são os youtubers – e, em especial, Luccas Netto, que estampa de cadernos a bolsas, seja com sua cara real ou com sua versão em desenho animado. “Os pais até evitam trazer as crianças, porque geralmente a lista sai mais cara”, brincou. O movimento na loja de Eliana já é intenso, pois muitos pais querem fugir da correria nos dias que antecedem a volta às aulas.