< Voltar

Empresários criam cisterna adaptada com motor

Publicada dia 11/01/2019 às 12:52:47

Thaís Balielo

empresarios-criam-cisterna-adaptada-com-motor


A economia de água é uma preocupação cada vez mais frequente nos dias atuais. Reaproveitar água da chuva ou da máquina de lavar roupas é uma forma bastante eficiente de conseguir esta economia. Pensando nisso, os empresários Henrique de Azevedo Soares e Carlos Jacob de Souza criaram uma cisterna em um tambor com motor adaptado para bombear água.

Sócio do Comércio de Sucatas Rio Pardo, Henrique revelou que a ideia surgiu, pois havia procura pelos tambores para armazenar água da máquina ou da chuva, porém a água saia muito fraca pela torneira do tambor. “Então pensamos em fazer uma adaptação de bomba para a água sair com mais pressão. A bomba trabalha dentro do tambor e ele fica lacrado, sem problema de criar mosquito da dengue. Sai a água normal. Não tem tanta pressão, mas com aquelas máquinas vap dá para lavar o quintal tranquilamente”, explica.

O custo do tambor com a bomba é de R$ 180. “Se colocar em uma casa que lava roupa uma ou duas vezes por semana já economiza bastante. Em dois meses já pode tirar o preço do tambor, dependendo do consumo da casa”, garante.

Henrique revelou gostar muito de pescar e de estar em contato com a natureza e lamenta muito ver desperdício de água e ver lixo nos rios por onde passa. “A gente vê que está agredindo a natureza. Vemos sujeira nos rios e estamos sempre preocupados. O reaproveitamento de água ajuda muito”, afirma.

O comerciante diz que os clientes que já compraram a cisterna buscavam principalmente a economia de água, mas que acredita que também possuam consciência ambiental. Ele argumenta que a água da máquina costuma ser limpa e excelente para lavar o quintal, por exemplo. Ele calcula que uma máquina de 10 quilos utilize quase 50 litros de água a cada uso.

Para que a cisterna armazene a água da chuva é preciso fazer uma saída no cano da calha para dentro do tambor.

Ele afirma que a procura pelo sistema está boa, mas que espera que aumente no próximo ano. “Sabemos que fim de ano o pessoal está com a cabeça nas festas ainda”, diz.