< Voltar

Economia de energia é solução para fugir das altas

Publicada dia 18/09/2018 às 17:30:22

Thaís Balielo

economia-de-energia-e-solucao-para-fugir-das-altas


Apagar luzes que não estão sendo usadas, tirar aparelhos da tomada e banhos curtos são algumas atitudes que são mais lembradas em época de aumento na energia elétrica. Santa Cruz do Rio Pardo é atendida pela CPFL Santa Cruz e o último aumento da tarifa da empresa foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 22 de março de 2018. O efeito médio nas tarifas foi de 5,14% para os Consumidores da Baixa Tensão e de 5,72% para os Consumidores da Alta Tensão.

Com preços mais altos nas contas as pessoas buscam economizar no consumo. Além de ações simples como diminuir o tempo do banho, há quem busque alternativa como energia solar. Desde junho deste ano, existe uma linha de crédito disponível para pessoas físicas, aprovada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), após mudanças no Programa Fundo Clima.

A partir de agora, a população em geral poderá ter acesso a financiamentos para a instalação de sistemas de aquecimento solar e sistemas de cogeração, como placas fotovoltaicas, aerogeradores, geradores a biogás e equipamentos necessários.

O eletricista Célio Serracine ponderou que a placa solar de geração de energia é algo que está chegando agora no mercado, tem custo alto e ainda é novidade para a região. “O que tem muita procura é o aquecimento solar de água, pois tem ótimo custo benefício, e elimina o chuveiro elétrico que é o equipamento que mais consome energia na maioria das residências”, afirma.

Célio explicou que os equipamentos que mais consomem energia são os que possuem resistência como chuveiro, aquecedor, secadores de cabelo, chapinha, forno elétrico e equipamentos de uso de longa duração como ar condicionado e aquecedor portátil.

Para quem quer diminuir a conta de energia ele aconselha diminuir tempo no banho, uso de ar condicionado, substituição de lâmpadas por LED’s, e usar eletrodomésticos com selo da ANEEL de baixo consumo.

O empresário Luiz Ferrari colocou aquecimento solar em sua casa quando construiu. Ele conta que não estava em seus planos este investimento, mas seu pai havia instalado há pouco tempo e ele viu os benefícios da economia de energia e o conforto das torneiras da casa com água quente.

Ele explicou que achou o investimento alto, pois, além do sistema de aquecimento solar é preciso outro tipo de encanamento, outras torneiras, uma caixa d’água extra, mas o investimento se paga a longo prazo com a economia de energia. Além do sistema de aquecimento, o empresário colocou lâmpadas de LED em toda a casa.

Economia

A CPFL disse ao Atual que incentiva que seus clientes pratiquem o consumo inteligente de energia. São várias as dicas para reduzir o consumo, sem comprometer o conforto:

Programe banhos para os inícios ou finais de tarde, quando a temperatura ainda não caiu muito; tome banhos mais curtos; mantenha limpos os orifícios da passagem de água do seu chuveiro elétrico; use o chuveiro em conjunto com equipamentos que usem energia alternativa para pré-aquecer a água, como aquecedores solares ou trocadores de calor.

Para os eletrodomésticos, a CPFL aconselha que se opte por modelos mais eficientes, priorizando os modelos com o selo A do Procel; limpe frequentemente os filtros das lavadoras de roupas; máquinas de lavar e secar devem ser ligadas somente quando houver a quantidade máxima de peças; acumule a maior quantidade de roupas para passar de uma só vez e, se possível, faça isso em um dia da semana; passe primeiro as peças que requeiram temperaturas mais baixas.

Na questão da iluminação, a dica é substituir as lâmpadas incandescentes por modelos LED. Durante o dia, dê preferência à iluminação natural. Abra cortinas, janelas e persianas da sua casa e nunca se esqueça de apagar as luzes de ambientes vazios.

Para geladeiras a dica é observar a borracha de vedação periodicamente, pois vedação defeituosa provoca um dos maiores desperdícios de energia; só abra a porta da geladeira quando necessário e evite deixá-la aberta por muito tempo; nunca utilize a parte traseira das geladeiras para secar roupas ou tênis; freezer e geladeiras devem ser instalados em locais ventilados, longe de qualquer fonte de calor e com espaço mínimo de 15 centímetros de paredes e armários; nunca forre as prateleiras da geladeira com plásticos ou vidros. Isso dificulta a passagem de ar, o que força o aparelho a trabalhar mais e provoca um grande consumo de energia.

Em relação a televisão o conselho é evitar o hábito de dormir com o aparelho ligado. Desligue a TV e aparelho de DVD da tomada. Aparelhos em stand-by consomem energia; reúna a família para assistir aos programas de TV. Essa é uma ótima maneira de poupar gastos com vários aparelhos ligados ao mesmo tempo.