< Voltar

Construção virtual reduz custos de obra real

Publicada dia 19/11/2019 às 14:14:46

Thaís Balielo

construcao-virtual-reduz-custos-de-obra-real


A Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling - BIM) já é bastante utilizada para projetar grandes obras, porém ainda pouco utilizada em obras residenciais. Os sócios e engenheiros Mateus Alves Pereira e Daniel Martins da Silva já haviam trabalhado com o conceito BIM e perceberam que aplicar em residências seria um diferencial que traria economia no custo final e redução do tempo de execução da obra. Então resolveram oferecer o projeto que eles explicam como uma construção virtual para Santa Cruz e região.

O BIM é um processo inteligente com base de dados 3D que equipa os profissionais de arquitetura, engenharia e construção, com ferramentas para concepção, projeto executivo, construção, e gerenciamento de obras e infraestruturas mais eficientes.

Mateus explica que o conceito BIM é ter a construção finalizada em todas suas etapas em um modelo virtual. Com isso se tem todas as informações necessárias para a execução, incluindo quantitativo de materiais e custos bem mais detalhados. O modelo virtual tem projeto hidráulico, elétrico, espessura de revestimentos, acabamentos, desnível do solo, inclusive o recorte do piso pode ser especificado.

Daniel explica que o conceito BIM é utilizar vários programas em conjunto para realmente construir totalmente a casa ou qualquer outra obra. Vai saber por onde os canos vão passar, vai saber quantos cotovelos serão utilizados, quantos metros de fio, quantos tijolos, etc. Segundo os sócios, estudos indicam economia de 15 a 20% na obra.

“Recentemente foi aprovada uma lei dando um prazo para que as obras públicas sejam executadas a partir de projetos BIM. Com isso fica mais difícil para os agentes públicos e empresas aprovarem aditivos desnecessários que podem indicar superfaturamentos. Orçamento bem detalhado é mais difícil colocar material a mais. Projeto totalmente auditável”, argumenta.

Para Mateus outra vantagem é poder fazer o projeto completo da casa e executar por módulos conforme o orçamento da pessoa. “Se der uma volta pela cidade vemos muitas casas levantadas que estão com a obra parada. Provavelmente são pessoas que começaram e o valor foi maior do que calculou e então precisou parar. O projeto BIM evita isso”, garante.